A Motorola anunciou que vai dividir-se em duas empresas independentes e cotadas, já no início do próximo ano, avançam as agências noticiosas internacionais.

Uma das empresas ficará com a divisão de consumo - que inclui os negócios de telemóveis e caixas descodificadoras para TVs - e a outra com os produtos dedicados ao segmento empresarial. Ambas as empresas continuarão, no entanto, a usar a marca Motorola.

Com a separação, os actuais co-directores executivos ficam cada um com uma empresa a seu cargo. Sanjay Sha encarregar-se da nova empresa para a área de consumo e Greg Brown foi escolhido para orientar o segmento empresarial.

Aos actuais accionistas da companhia serão atribuídas acções em cada uma das novas empresas - que estarão separadamente cotadas na bolsa.

O modelo escolhido configura uma alteração aos planos anunciados em 2008 para fazer o spin-off do negócio de telemóveis da marca. A cisão, que estava agendada para o último trimestre de 2009, tinha entretanto sido "congelada" devido à recessão económica e às quedas registadas no volume de vendas da empresa.

"Acreditamos que esta configuração é mais clara e mais atraente para clientes e investidores", justificou Greg Brown, em entrevista à Associated Press. O responsável afirmou ainda estar confiante que ambas as empresas serão assim capazes de assegurar resultados positivos daqui para a frente.

"Enquanto empresas independentes, cada um dos negócios estará melhor posicionado para prosseguir com êxito as respectivas estratégias e oportunidades de crescimento", disse ainda à Reuters.

De acordo com a informação divulgada, a separação deverá concretizar-se "durante o primeiro trimestre de 2011".