6O relatório que acaba de ser divulgado revela que no segundo trimestre de 2023 os ataques de hackers e fraudes já causaram perdas de 265 milhões de euros mas que, no geral, estas atingem os 702 milhões. Mesmo assim há um recuo face ao mesmo período de 2022.

“No segundo trimestre assistimos a um aumento considerável de fraudes, especificamente, rug pulls, tanto em termos de fundos de utilizadores roubados, como número de incidentes,” afirma Mitchell Amador, Fundador e CEO da Immunefi. “Os hackers maliciosos continuam a expandir as suas atividades e a desenvolver golpes cada vez mais sofisticados. A comunidade necessita de avaliar minuciosamente os projetos com os quais tenciona interagir.”

A empresa refere que os dois maiores ataques do trimestre, Atomic Wallet e Fintoch, totalizaram 131 milhões de dólares, representando 49.6% de todas as perdas no segundo trimestre de 2023. "No segundo trimestre de 2023, hacks continuaram a ser a causa predominante de perdas, representando 83.1% em comparação com fraudes, que totalizaram apenas 16.9% das perdas totais".

Em relação aos alvos, o relatório indica que a BNB Chain foi o principal alvo de ataques entre blockchains no segundo trimestre de 2023, com 36 incidentes. A Immunefi adianta ainda que a Ethereum testemunhou 26 incidentes e que a Arbitrum não foi alvo de ataques no segundo trimestre de 2022 mas chegou ao terceiro lugar no top este ano com 10 incidentes. "Ocaumento de ataques à Arbitrum continua em 2023 continua em comparação com o período anterior. Por dois trimestres consecutivos este ano, a Arbitrum permaneceu como a terceira blockchain mais atacada, atingindo um total de 18 ataques relatados este ano"

A Polygon e a ZKSync não ficaram de fora da lista com 2 incidentes cada, enquanto a Optimism, Terra, Sui Network registam um incidente cada.

O relatório completo encontra-se disponível no website da Immunefi onde também pode consultar o relatório Crypto Losses in 2022, detalhando as perdas da comunidade nos ecossistemas de Cripto e DeFi durante o ano de 2022, e o Crypto Losses in Q1 2022,

A Immunefi é uma plataforma de recompensas por bugs da web3 e conta atualmente na sua plataforma com projetos de cripto como Chainlink, Wormhole, MakerDAO, TheGraph, Synthetix. A empresa garante que já salvou mais de 25 biliões de dólares em fundos de utilizadores e pagou as recompensas mais significativas da indústria de software num total de mais de 80 milhões de dólares. Coletivamente, oferece mais de 155 milhões de dólares em recompensas para whitehats.