A Oracle terá avançado com centenas de novos despedimentos na divisão de negócio dedicada à saúde. A informação, que não foi oficialmente confirmada pela empresa, foi avançada pela Business Insider, que cita três fontes próximas ao processo, indicando que as saídas foram consumadas esta semana.

A par dos novos despedimentos, a Oracle terá fechado posições que tinha em aberto nos seus canais de recrutamento, também para a mesma área da saúde, um dos sectores onde a empresa tem vindo a realizar grandes investimentos.

Recorde-se que no final de 2021, a Oracle fez a sua aquisição mais cara de sempre com a compra da Cerner, por 28,3 mil milhões de dólares. A companhia é especialista em soluções digitais para o mercado da saúde, com software em muitos hospitais e clínicas, sobretudo no mercado norte-americano.

A tecnologia da empresa está no centro de um valioso contrato assinado com o Governo norte-americano para a criação de uma nova plataforma nacional de registos médicos digitais, alinhada com rigorosos princípios de privacidade dos dados pessoais dos pacientes.

Oracle aposta em força na saúde com a compra da Cerner por 28,3 mil milhões de dólares
Oracle aposta em força na saúde com a compra da Cerner por 28,3 mil milhões de dólares
Ver artigo

A imprensa local diz que a exigência do projeto, a inflação e o aumento das taxas de juro têm vindo a obrigar a Oracle a ajustar as equipas e a dimensão da unidade.

Em maio já tinham surgido notícias de despedimentos realizados pela Oracle na mesma área. Na altura a informação avançada por diferentes meios, e apoiada em revelações de funcionários e ex-funcionários da empresa, indicava que a companhia estaria a despedir cerca de 3.000 colaboradores, sobretudo nessa área da saúde.

Quando comprou a Cerner, a Oracle integrou os 28 mil funcionários que a empresa detinha à data. Desde então, terá cancelado prémios e promoções e no início deste ano indicou que em 2023 não planeava mudanças a esse nível, segundo o site Livemint.