Vai avançar o projeto que a JP - IK tem no Quénia. O Governo daquele país selecionou a empresa portuguesa, em consórcio com a Universidade de Moi, para a implementação do seu Digital Literacy Programme, uma iniciativa que abrange a totalidade do país, em dois dos três lotes a concurso.

Este programa foi lançado em 2013, com o compromisso de integrar as novas tecnologias em todas as escolas primárias públicas do país, e envolve diversas entidades públicas, desde ministérios a agências de implementação e supervisão, explica a JP – IK em comunicado.

A conclusão da primeira fase do projeto está prevista para o final do próximo mês de maio, altura em que 81 escolas em 26 municípios do Quénia vão estar equipadas digitalmente, envolvendo 160 professores. 

Em junho tem início a implementação alargada do projeto em que a JP-IK irá gerir uma equipa total de 200 pessoas “que irão proceder, de forma estruturada, à inspeção das escolas, instalação das salas de aula digitais, formação de professores, suporte técnico, gestão dos processos logísticos e todos os demais passos necessários para a concretização do projeto”. 

A partir de julho, no interior da Universidade de Moi, a JP-IK iniciará também a implementação da unidade industrial para assemblagem futura dos equipamentos tecnológicos que irão alimentar o projeto a longo-prazo, incluindo ainda um centro de reparação técnica.