A consolidação e reforço da presença no Brasil, assim como a intenção de complementar o portfólio actual da empresa, são as razões apontadas pela Portugal Telecom (PT) para a compra da totalidade do capital de uma empresa de serviços de sistemas de informação brasileira, a GPTI. O valor da aquisição não foi divulgado.

A compra já recebeu a aprovação do Conselho de Administração da Portugal Telecom e acaba de ser anunciada ao mercado, mas está ainda sujeita às normais autorizações regulatórias das autoridades brasileiras.

Em comunicado a PT adianta que a aquisição será feita através da emissão de acções pela Dedic, uma subsidiária da operadora portuguesa que actua no mercado de contact centers no Brasil. Os actuais accionistas da GPTI passarão a deter 12,5% do capital da Dedic depois de completada a operação.

A tecnológica brasileira soma 19 anos de experiência no mercado de sistemas de informação e em 2009 cerca de 75% das receitas foram originadas por contratos recorrentes, num total de 140 milhões de reais.

A PT adianta que a aquisição empresa e a sua integração na Dedic permite “a criação de um player integrado no sector de SI/TI e BPO (business process outsourcing) no Brasil, desenvolver competências numa área estreitamente relacionada com as telecomunicações e reforçar a relação comercial com parceiros brasileiros relevantes”, devendo ainda garantir a partilha de sinergias e de melhores práticas com as actividades de sistemas de informação em Portugal, que são geridos sobretudo pela PT SI.