Os lucros da Samsung dispararam para o valor histórico de 5,2 biliões de wons (cerca de 3,7 mil milhões de euros) no último trimestre, refletindo um crescimento de 48% em relação a um ano antes, avançam hoje as agências internacionais.

O bom desempenho registado entre abril e junho ficou a dever-se sobretudo à forte procura de smartphones Galaxy - designação usada para os equipamentos da marca com sistema Android instalado, como o seu topo de gama Galaxy S III, considerado o principal concorrente do iPhone.

O aumento das vendas de telemóveis compensou um abrandamento noutros segmentos da eletrónica de consumo, como os televisores e PCs, explicou a fabricante coreana.

Os números ficaram, ainda assim, ligeiramente abaixo dos 5,6 biliões de wons previstos pelos analistas, escreve a Associated Press. Mas isso não impediu que o valor das ações da empresa aumentasse 5,2%, acrescenta.

As estimativas da Samsung apontam para que a evolução positiva se mantenha no terceiro trimestre, sendo esperado que a procura se mantenha forte em mercados como o dos smartphones e tablets, à boleia de novos lançamentos agendados. A empresa antecipa ainda um aumento na procura dos ecrãs que fornece para outras fabricantes.

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha no texto, como apontado por um dos nossos leitores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes