Um ano após o lançamento como sucessora da Data Warehouse Cloud, a solução de Datasphere da SAP acaba de ter a sua primeira grande atualização, entrando na “era da Inteligência Artificial”.

As novidades apresentadas pela gigante tecnológica passam pela integração da SAP Datasphere com a SAP Analytics Cloud para oferecer um sistema único de gestão dados e análise avançada, “para potencializar o planeamento interorganizacional”.

“Os gestores podem aproveitar um único modelo flexível para quebrar silos com uma ferramenta de preparação de dados, modelagem, planeamento e análise e para obter análises completas, compreender o contexto mais amplo e tomar decisões mais informadas”, refere a SAP em comunicado.

Uma das novidades é a chegada do assistente de IA generativa da SAP, o copiloto Joule, à solução SAP Analytics Cloud, de forma a automatizar a criação e o desenvolvimento de relatórios, dashboards, planos, entre outros. “Esta automação surge das capacidades do motor vetorial da solução SAP HANA Cloud, que combinam o poder dos grandes modelos de linguagem com os dados relevantes da organização, ajudando a garantir que o contexto da empresa é uma constante para os resultados de IA generativa”, assegura a tecnológica.

Clique nas imagens para mais detalhes

A operação da Datasphere foi igualmente alargada com o “Knowledge Graph”, um recurso que pretende ajudar a compreender a forma como os dados são usados dentro de uma organização, vinculando-os a outros bancos de dados gráficos. “Isto permite aos utilizadores técnicos e de negócio compreender profundamente as relações entre dados, meta dados e processos de negócio, assim como aumentar a eficácia do machine learning e dos grandes modelos de linguagem”, acrescenta a SAP.