A produtora de jogos Ubisoft, responsável por jogos como Assassin's Creed e Tom Clancy, anunciou hoje que pretende implementar uma estratégia mais "amiga do ambiente". A nova "atitude" inclui o fim dos manuais em papel para os títulos vendidos para Xbox 360 e PlayStation 3.

Com esta decisão, a empresa estima evitar o abate de mais de 2.300 árvores, suprimindo a impressão de qualquer coisa como seis milhões de livros de instruções em papel. As instruções serão fornecidas em formato digital e incluídas nos menus dos jogos.

A estratégia traçada inclui também a substituição tradicionais caixas dos jogos por embalagens fabricadas exclusivamente em plástico reciclado, no caso dos títulos destinados a computador.

Um responsável da Ubisoft, citado pela AFP, disse que a empresa é reconhecida pelos jogos, mas seria um "privilégio especial ser a líder da indústria no que respeita a salvar árvores", apresentando aquele que classificou como o mais recente passo numa tentativa para se tornar uma empresa mais consciente do ponto de vista ambiental.

A iniciativa agora comunicada é possível graças a um acordo com a Sony e a Microsoft. Em Março a produtora francesa tinha já introduzido os manuais digitais para títulos destinados a PC e comercializados nos EUA.

Os primeiros títulos para consolas a chegar às lojas numa versão mais amiga do ambiente serão o "Shaun White skateboarfing", que conta com manual digital, e a versão para computador de " Splinter Cell: Conviction", embalada em caixa de plástico reciclado.

De acordo com a agência noticiosa, a empresa adiantou ainda que se encontra em conversações com a Nintendo para introduzir as embalagens recicladas na comercialização de jogos para as consolas portáteis DS.