A Semiconductor Joint Undertaking (Chips JU), uma das principais responsáveis pela implementação do Chips Act, anunciou a abertura de um novo concurso para propostas concebidas para apoiar a investigação e inovação na área dos semicondutores, mas também da microeletrónica e da fotónica, com um financiamento comunitário de 216 milhões de euros.

O anúncio segue uma primeira ronda de calls, em novembro do ano passado, que asseguraram um financiamento comunitário de 1,67 mil milhões de euros.

Em comunicado, a Comissão Europeia realça que a nova série de calls vai permitir o contínuo apoio da indústria de semicondutores ao fortalecer a colaboração, a competitividade e a transferência de conhecimento dos laboratórios para as fábricas.

O executivo comunitário avança que consórcios compostos por players do setor industrial poderão submeter propostas que se baseiem nos desafios apontados pela Agenda Estratégica de Investigação e Inovação. O primeiro dos prazos para a submissão de propostas termina a 14 de maio.

Além disso, os projetos financiados através destas calls vão contribuir, por exemplo, para o desenvolvimento de hardware Open Source na indústria automotiva ou para promover processos de produção mais ambientalmente sustentáveis.

A Comissão Europeia indica que as calls terão de ser depois correspondidas por financiamento por parte dos Estados que participam na Chips JU e por investimento do setor privado.