A HMD Global, atual detentora da marca Nokia, vai apostar numa velha parceria para continuar o exercício de ressurreição que tem levado a cabo com a velha finlandesa no segmento dos smartphones.

Esta quinta-feira, dia 6 de julho, a empresa anunciou a celebração de um acordo com a alemã Zeiss. As empresas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novas câmaras móveis para os próximos smartphones da Nokia e o objetivo, de acordo com um porta-voz da Zeiss, é o de estabelecer um novo padrão no que toca à sua qualidade.

A Zeiss é uma das empresas líder no sector de hardware de imagem e já trabalhou em parceria com a Nokia no passado. Deste "casamento", resultaram equipamentos como os Nokia N e o mais recente Lumia 1020, que contava com uma câmara com mais de 40MP.

Nokia Lumia 928 também com tecnologia Pureview e lente Carl Zeiss
Nokia Lumia 928 também com tecnologia Pureview e lente Carl Zeiss
Ver artigo

Nenhuma das empresas confirmou por quanto tempo vai ser mantido este acordo, mas é expectável que a estratégia da Nokia passe por apostar fortemente nas câmaras dos seus próximos smartphones, uma vez que a Zeiss não vai apenas colaborar com a tecnológica finlandesa no campo da ótica, mas também dos sensores, do processamento de imagem e dos algoritmos.

Note ainda que esta poderá ser uma ponte entre a Nokia e a realidade virtual. A empresa alemã já tem trabalho desenvolvido neste ramo e lançou até um headset no mercado em 2016, a que chamou VR One Plus.

Mais importa dizer que esta parceria foi estabelecida em regime de exclusividade, pelo que a Zeiss não estará autorizada a desenvolver tecnologia de imagem para qualquer outra empresa de smartphones.