A Federal Communications Commission (FCC) anunciou hoje estimar que cerca de 19 milhões de norte-americanos (cerca de 6% da população) não possuem ainda acesso à Internet de banda larga, assumindo este tipo de velocidade como ligações acima dos 4 Mbps.


A informação é disponibilizada por aquela agência no oitavo relatório de evolução do plano de banda larga e pode ser confirmada através do mapa interativo, que reúne dados sobre o progresso das ligações de banda larga em território norte-americano.

[caption]mapa banda larga[/caption]

A versão integral do mapa pode ser consultada online e permite pesquisar com o cursor várias cidades dentro de cada estado, fornecendo informações sobre número de habitantes, densidade populacional, receita média per capita e tipo de ligações à Internet mais usadas.


De acordo com a informação disponibilizada nesse mapa, é nas zonas rurais do país que se encontram as velocidade mais baixas de ligação à Net disponibilizada pelas operadoras, nomeadamente em Estados como West Virgínia e Montana, por exemplo, que registam uma falta de cobertura de banda larga de 45.9% e 16.7%, respetivamente.


Também o Estado da Califórnia é apontado pela FCC como uma zona com fraca adesão às ligações de banda larga, existindo falta de acesso deste tipo para 35% da população.


No total, a FCC estima que existam ainda cerca de 100 milhões de norte-americanos sem acesso à Internet por banda larga por opção própria, mesmo que as redes já estejam disponíveis nas zonas onde residem.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico