A indústria das telecomunicações 5G registou um grande crescimento e adoção durante 2023. Segundo dados da 5G Americas, baseados em estudos da Omdia, a tecnologia acelerou em 2023, alcançando 1,76 mil milhões de ligações a nível global, significando um crescimento de 66% face ao ano anterior. Ou seja, foram adicionadas mais 700 milhões de ligações 5G.

O mercado da América do Norte foi quem conduziu esse crescimento, com o 5G a representar 29% das conexões da região. O mercado cresceu 64% em número de ligações 5G face ao ano anterior, tendo adicionando 77 milhões de novas ligações à rede. Até ao final de 2023, a América do Norte totalizou 197 milhões de ligações 5G.

“A indústria de telecomunicações wireless apresenta-se líder de uma nova era, conduzida pela inovação, colaboração e uma visão partilhada para um futuro conectado”, refere Chris Pearson, presidente da 5G Americas. Acrescenta que os pontos de acesso fixos ao wireless continuam a conduzir a procura do utilizador.

5G Americas
Fonte: 5G Americas

O crescimento foi também registado na América Latina, tanto em ligações 4G LTE como 5G. As ligações LTE somaram 582 milhões no fim de 2023, tendo adicionado 40 milhões de novas ligações no último ano. A região também já abraçou a tecnologia 5G, somando 39 milhões de ligações até ao final de 2023, preparando a continuação de expansão nos próximos anos.

Apesar do aumento do 5G, o 4G LTE continua a ser a ligação mais utilizada na região da América Latina. Mas os analistas estão otimistas com a continuação do crescimento do 5G, pela disponibilidade no mercado de mais equipamentos, assim como a conclusão dos leilões do espectro. Espera-se mais cobertura 5G e um aumento de subscritores de serviços da nova tecnologia de telecomunicações sem fios.

Nas projeções de futuro da Omdia, espera-se que as comunicações 5G disparem para 7,9 mil milhões em 2028. Neste mesmo período, estima-se que na América do Norte estejam estabelecidas 700 milhões de ligações. Os analistas afirmam que em 2028, o 5G já deverá contabilizar para mais de metade de todas as ligações, no caso do mercado da América do Norte, a tecnologia deverá rondar os 80% do total.

Relativamente ao tráfego de dados, ainda em projeções para 2028, espera-se que o 5G seja responsável por 76% do total, alcançando os 2,6 mil milhões de TB. Todas as tecnologias de transferência de dados a somarem 3,4 mil milhões de TB.

Os equipamentos do ecossistema de Internet of Things (IoT) fazem parte importante desta revolução digital. As subscrições de produtos IoT somam a nível global 3,1 mil milhões, complementado com 6,6 mil milhões de assinaturas nos smartphones. As previsões é que o IoT alcança os 4,5 mil milhões até 2026, ao passo que as subscrições dos smartphones somem 7,4 mil milhões.

Atualmente, a nível global, existem 314 redes comerciais 5G, esperando-se crescer para 450 em 2025.