O programa de subsidiação e comparticipação da TDT sofreu alguns ajustes. Os critérios para a atribuição de ajudas mantêm-se, mas existem agora apoios adicionais, entre eles 61 euros de subsídio de instalação, que podem ser requeridos por pessoas com mais de 65 anos de idade, em situação de isolamento social.



Os lares em questão foram identificados pelo Instituto da Segurança Social, e estimam-se em cerca de 50.000. O novo subsídio destina-se tanto à instalação para receção via TDT como satélite, cobrindo o custo médio num caso e noutro.



As novidades entram em vigor esta segunda-feira e incluem também a alteração do valor de comparticipação na aquisição dos kits DTH (zonas satélite), estipulando que o valor máximo a pagar pelos requerentes será de 30 euros. O montante representa uma descida de 10 euros face aos 40 euros que vigoravam anteriormente.



Trinta euros será também o valor de subsidiação para todos aqueles abrangidos pelo programa de subsidiação que queiram adquirir um segundo kit DTH, outra das novidades anunciadas esta tarde pela Anacom.



Há igualmente mudanças relativamente aos prazos do programa, antes estipulado até 30 de junho, e que agora foi prolongado por 60 dias, até 31 de Agosto de 2012, permitindo às famílias abrangidas pedir o reembolso de valores até essa data.



As alterações anunciadas destinam-se a incentivar o pedido de ajudas, “atualmente muito reduzido”, segundo os responsáveis da Anacom, numa altura em que estamos a um mês da finalização do processo de transição para a Televisão Digital Terrestre (26 de abril).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé