(Atualizada) O regulador australiano em matéria de Consumo e Concorrência está a acusar a Apple de publicidade enganosa e deverá ir amanhã a tribunal pedir que a fabricante seja obrigada a mudar de postura e reembolse os consumidores "enganados".

Em causa está a promoção do novo iPad como dispositivo com suporte à 4ª geração móvel. Segundo relata a imprensa internacional, a versão Wi-Fi+4G do equipamento é publicitada como permitindo a ligação a uma rede 4G na Austrália, através do cartão SIM, quando isso não é possível.

O que acontece é que - à semelhança do que acontece na Europa - o tipo de frequências 4G com as quais o equipamento é compatível não estão disponíveis na Austrália, pelo que os consumidores não podem usufruir da prometida característica.

Por isso, a Comissão Australiana do Consumidor e da Concorrência decidiu pedir ao tribunal que que obrigue a fabricante norte-americana a "avisar o consumidores das reais capacidades técnicas do dispositivo, corrija a sua publicidade e reembolse os clientes afetados", relata a Reuters, citando um comunicado do regulador.

A Apple veio entretanto reagir mostrando-se disponível para divulgar no país uma clarificação das capacidades do dispositivo e reembolsar os clientes que compraram o novo iPad e se sentem enganados, relata a imprensa internacional.

A polémica relativamente ao suporte às redes 4G por parte do iPad não é exclusiva do outro lado do mundo. Também em Portugal a questão foi colocada, nomeadamente aquando da apresentação das ofertas 4G das operadoras, este mês.

Questionadas a este respeito, operadoras como a Optimus e a Vodafone, que asseguram a comercialização da nova versão do tablet, esclareceram que as frequências usadas para o 4G em Portugal não são as mesmas a que se recorre nos Estados Unidos, pelo que este não poderá tirar partido das mesmas.

Nota da Redação: Notícia atualizada a 28 de março para incluir a reação da Apple.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes