Desenvolvido pela firma de telecomunicações Telxus, em parceria com a Microsoft e o Facebook, a sua construção, anunciada em 2016 , foi terminada em menos de dois anos, um prazo cerca de três vezes mais rápido do que o normal.
A rapidez é uma das vantagens deste cabo. Cerca de 16 milhões de vezes mais rápido do que a conexão de internet doméstica média, o MAREA vai ajudar a “uma conexão mais rápida e eficiente entre as pessoas”, defendeu Najam Ahmad, vice-presidente de engenharia de redes para o Facebook.
O cabo submarino, que conta com oito pares de fibras, foi colocado mais a sul e separado de outros cabos submarinos que passam pelo Oceano Atlântico para assegurar conexões mais resistentes e seguras.
De acordo com a Microsoft, o design “aberto” do MAREA traz vários benefícios para os consumidores, como custos mais reduzidos e uma maior facilidade de actualização de equipamentos, uma vez que foi desenhado para interagir com uma grande variedade de equipamento de rede.
A infraestrutura fica localizada a 17 mil pés abaixo da superfície do oceano, aproximadamente 5,18 km e o cabo pesa 4,65 milhões de kg. O equivalente a 34 baleias azuis.
Em 2016, a Google foi uma das empresas que apoiou a construção do FASTER Cable System que uniu os Estados Unidos ao Japão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
25 imagens extraordinárias mostram a beleza da natureza em fotografias de vida selvagem -
App do dia
Nova app Daze quer transformar mensagens em verdadeiras obras de arte digitais -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários