O mais recente relatório da Anacom sobre “Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas”, relativo ao segundo trimestre de 2017, revela que o número de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações aumentou 1,8% relativamente ao trimestre anterior e 7,8% face ao trimestre homólogo. O valor significa que 89 em 100 famílias portuguesas tinham um pacote de serviços no respetivo trimestre. “Esta é uma prova de que os portugueses optam cada vez mais por agregar os serviços de telecomunicações num pacote, procurando assim aliviar o seu orçamento mensal”, aponta a equipa do ComparaJá.pt.

Além disso, o número de subscritores de pacotes 5P (quintuple play) – que inclui televisão, telefone fixo, internet fixa e móvel e telemóvel – atingiu os 41,3%, seguido dos pacotes 3P (triple play) – televisão, telefone fixo e internet fixa – que chegaram aos 40,8% de subscritores. “A incidência em pacotes mais completos demonstra que as necessidades dos portugueses relativas aos serviços de telecomunicações têm vindo a alterar-se. Se por um lado as operadoras oferecem pacotes mais completos, por outro os portugueses percecionam a criação de valor destas melhorias e optam por tais pacotes”.

Da mesma forma que, antes de comprar, os portugueses comparam preços de produtos em busca do preço mais competitivo nos diversos retalhistas, "devem também fazer o mesmo exercício no que toca aos pacotes de telecomunicações uma vez que estes são utilizados diária e constantemente pelos clientes e têm um peso considerável nas finanças pessoais”, aconselha Sérgio Pereira, diretor-geral do portal.

É neste sentido que a plataforma quer ajudar os consumidores com a sua mais recente análise, destinada a comprovar se existe efetivamente poupança com a contratação de pacotes quintuple play ou 5P ao invés da subscrição de produtos adicionais a pacotes mais simples - 3P + Telemóvel + Banda Larga Móvel ou então 4P + Banda Larga Móvel.

A análise abrange as ofertas mais semelhantes entre si das operadoras. A NOWO não foi considerada, visto que a operadora não disponibiliza banda larga móvel nem tarifários móveis independentes dos serviços em regime de pacote.

Triple Play - Televisão, internet fixa, telefone fixo

Os pacotes 3P são bastante comuns entre as famílias portuguesas. A oferta mais competitiva neste âmbito é a da Vodafone, cujo pacote apresenta um custo mensal de mais de 10 euros inferior às ofertas da MEO e da NOS. No entanto, a oferta da operadora britânica inclui menos canais de televisão e uma velocidade de internet fixa inferior.

Por outro lado, ao nível de tarifário móvel, a Vodafone destaca-se por incluir um maior número de gigabytes de dados móveis – nos quais se incluem 20 GB apenas para aplicações como Facebook, Messenger, Instagram, Snapchat ou WhatsApp – a um preço mais reduzido do que as suas concorrentes.

No que à internet móvel diz respeito, verifica-se que as operadoras praticam preços idênticos, havendo apenas uma diferença na NOS: a operadora não disponibiliza a opção de 10 GB e 30 GB, oferecendo antes em exclusivo a possibilidade de contratar uma solução com tráfego ilimitado pelos mesmos 15€ mensais que as suas rivais incluem 30 GB.

Desta forma, o custo total de um pacote 3P – com televisão, internet fixa e telefone fixo – com a contratação em separado dos serviços de telemóvel e internet móvel, pode variar entre os 67,30 euros (o mais reduzido, da Vodafone) e os 100,98 euros (o mais elevado, da NOS). Destaca-se o custo mensal da oferta da Vodafone, que, por ter um pacote 3P e um tarifário de telemóvel a preços mais reduzidos que as outras operadoras, detém o conjunto das ofertas a um valor inferior.

Quadruple play - Televisão, internet fixa, telefone fixo e telemóvel

Quando se analisam os custos da contratação de um pacote 4P + internet móvel e se compara com os resultados obtidos na análise aos pacotes 3P + telemóvel  + internet móvel, percebe-se que as conclusões são bastante diferentes.

Por um lado, a oferta da Vodafone 3P com telemóvel e internet móvel (30 GB) fica 5,60 euros por mês mais barata, embora detenha menos canais de televisão e menor velocidade de internet fixa, comparativamente com o pacote 4P. Por outro lado, tanto a oferta da NOS como da MEO para pacotes 3P com telemóvel e internet móvel ficam a um valor mensal bastante mais elevado, quando comparado com a oferta 4P com internet móvel: uma diferença de 23,99 euros na NOS e de 14,90 euros no caso da MEO.

Desta forma, para clientes Vodafone poderá compensar optar por um pacote 3P com os serviços de telemóvel e internet móvel contratados em separado, em detrimento de um pacote 4P, caso não vejam qualquer impedimento em contratar menos canais de televisão e uma menor velocidade de internet fixa. Já os clientes NOS e da MEO, de forma a conseguirem uma maior poupança na fatura de telecomunicações, poderão optar por um pacote que englobe os quatro serviços, subscrevendo a internet móvel à parte.

Quintuple play - Televisão, internet fixa, telefone fixo, telemóvel e internet móvel

A oferta de pacotes 5P é semelhante à oferta 4P em termos de televisão, internet fixa, telefone fixo e telemóvel. A internet móvel é a chave na diferenciação destes pacotes. Os clientes NOS e MEO apenas podem contratar 7GB de internet móvel no pacote 5P, enquanto a subscrição de um tarifário de internet móvel em separado permite escolher outras quantidades de dados móveis. Os clientes Vodafone, por outro lado, têm sempre a possibilidade de contratar diferentes plafonds de dados móveis.

"Na realidade, a escolha de um pacote de telecomunicações deve ser uma decisão tomada com ponderação", aconselha a plataforma. "Os consumidores devem sempre compreender quais as suas necessidades – mais canais de televisão, maior quantidade de chamadas no telemóvel ou uma quantidade superior de dados móveis – para que possam decidir qual o melhor pacote de telecomunicações para si".

A equipa do ComparaJá.pt nota ainda que os hábitos dos portugueses têm vindo a alterar-se ao longo do tempo, sendo que atualmente dão mais importância ao serviço de internet fixa e móvel, do que, por exemplo, ao telefone fixo. Desta forma, as operadoras de telecomunicações apostam no reforço das suas ofertas, para corresponder às expectativas e para satisfazer as necessidades dos portugueses.

Como exemplo, menciona-se a oferta de até 1Gbps de internet fixa nos diversos pacotes de serviços da NOS e da MEO, que até aqui ofereciam um máximo de até 200 Mbps, algo que até então só a Vodafone oferecia. Além do mais, as operadoras começam a oferecer pacotes mais dinâmicos e personalizáveis, como é o caso dos pacotes 3P que incluem televisão, internet fixa e telemóvel, ao invés do telefone fixo, destaca o portal.