O sucesso conseguido na App Store da Apple, onde está no top das 5 aplicações que mais vendem em 22 países, somado ao modelo de negócio directo, convenceram a Ndrive que a aposta nestas plataformas é essencial na estratégia de futuro da empresa portuguesa de software de navegação.

Com dezenas de milhar de aplicações de navegação já vendidas para iPhone a NDrive aposta agora na loja da Microsoft para o Windows Phone e na da Google com o Android. A Ovistore da Nokia está também na agenda, devendo concretizar-se até ao final do ano.

A colocação do software da NDrive nas lojas Android e Windows Phone acontece esta semana e Eduardo Carqueja, administrador da empresa, admite que a NDrive é das primeiras a conseguir uma presença tão abrangente nas lojas de aplicações para telemóveis a nível mundial, até pela "juventude" destas duas app stores.

"Vamos ter uma enorme revolução neste mercado nos próximos anos. As pessoas vão habituar-se a comprar aplicações para telemóveis, que são fáceis de instalar e de pagar e podem ser usadas imediatamente", explica o administrador da NDrive.

Este ano a NDrive já vendeu mais licenças do seu software de navegação para telemóveis do que para outros sistemas, nomeadamente os equipamentos dedicados para automóvel, e Eduardo Carqueja garante que "claramente o telemóvel ganhou esta guerra", destronando os equipamentos dedicados (PNDs) e também os sistemas proprietários integrados nos automóveis.

A nível das licenças o mercado de retalho e integração em equipamentos dedicados para telemóveis deverá evoluir em paralelo com o das App Stores, mas em fase de maturidade Luís Baptista Coelho, director geral da empresa desde Setembro, acredita que este último pode ter um peso de 20% no negócio da NDrive.

Apesar de estar na App Store da Apple há apenas dois meses o software da NDrive já conquistou uma posição importante, figurando no Top 5 de vinte e dois países e estando presente em cerca de 50 lojas, entre os quais Portugal, onde mantém a primeira posição há várias semanas, e a empresa tem já uma equipa de 6 pessoas só a acompanhar este negócio.

A empresa tem testado vários sistemas de pricing consoante a loja e também inovou com a apresentação de software de navegação por cidades, que já inclui 12 cidades, nove das quais com fotografia aérea. Lisboa e Porto não fazem ainda parte desta lista mas Luís Baptista Coelho garante que está a ser preparada "uma coisa especial" em Janeiro.