O sucesso conseguido na App Store da Apple, onde está no top das 5 aplicações que mais vendem em 22 países, somado ao modelo de negócio directo, convenceram a Ndrive que a aposta nestas plataformas é essencial na estratégia de futuro da empresa portuguesa de software de navegação.
Com dezenas de milhar de aplicações de navegação já vendidas para iPhone a NDrive aposta agora na loja da Microsoft para o Windows Phone e na da Google com o Android. A Ovistore da Nokia está também na agenda, devendo concretizar-se até ao final do ano.
A colocação do software da NDrive nas lojas Android e Windows Phone acontece esta semana e Eduardo Carqueja, administrador da empresa, admite que a NDrive é das primeiras a conseguir uma presença tão abrangente nas lojas de aplicações para telemóveis a nível mundial, até pela "juventude" destas duas app stores.
"Vamos ter uma enorme revolução neste mercado nos próximos anos. As pessoas vão habituar-se a comprar aplicações para telemóveis, que são fáceis de instalar e de pagar e podem ser usadas imediatamente", explica o administrador da NDrive.
Este ano a NDrive já vendeu mais licenças do seu software de navegação para telemóveis do que para outros sistemas, nomeadamente os equipamentos dedicados para automóvel, e Eduardo Carqueja garante que "claramente o telemóvel ganhou esta guerra", destronando os equipamentos dedicados (PNDs) e também os sistemas proprietários integrados nos automóveis.
A nível das licenças o mercado de retalho e integração em equipamentos dedicados para telemóveis deverá evoluir em paralelo com o das App Stores, mas em fase de maturidade Luís Baptista Coelho, director geral da empresa desde Setembro, acredita que este último pode ter um peso de 20% no negócio da NDrive.
Apesar de estar na App Store da Apple há apenas dois meses o software da NDrive já conquistou uma posição importante, figurando no Top 5 de vinte e dois países e estando presente em cerca de 50 lojas, entre os quais Portugal, onde mantém a primeira posição há várias semanas, e a empresa tem já uma equipa de 6 pessoas só a acompanhar este negócio.
A empresa tem testado vários sistemas de pricing consoante a loja e também inovou com a apresentação de software de navegação por cidades, que já inclui 12 cidades, nove das quais com fotografia aérea. Lisboa e Porto não fazem ainda parte desta lista mas Luís Baptista Coelho garante que está a ser preparada "uma coisa especial" em Janeiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários