A tendência é semelhante em todo o mundo: o sector das telecomunicações tem no último ano um crescimento negativo, perdendo 4% no número de vendas globais, indica um estudo da GfK, que aponta o Médio Oriente e a Índia como os únicos mercados que escapam a este cenário.

Portugal não foge à regra europeia e tem também um crescimento negativo desde Outubro de 2008, isto apesar da descida do preço dos smartphones, que rondou os 35% no mesmo período.

A inversão das tendências de compra face a 2008 é muito significativa, já que no ano passado, a nível global, o mercado crescer 16% face aos valores de 2007, ano em que o crescimento já tinha sido também de 14%.

De acordo com a empresa de estudos de mercado, o maior crescimento nos telemóveis regista-se nas características relacionadas com ecrãs touch, Internet, GPS, continuando a ser os smartphones os impulsionadores do mercado.

A GfK admite que "Portugal está abaixo da maioria dos países, mas com margem para crescer".

A apetência dos consumidores por telefones com ecrãs sensíveis ao toque mantém-se e tem vindo a crescer, representando este segmento já 15% das vendas na Europa, com a liderança de França e do Reino Unido onde a categoria tem maior peso.

Os sistemas de GPS são também uma das funcionalidades cada vez mais presentes nos terminais móveis, integrando 96% dos smartphones. Em Portugal o número de terminais com GPS está claramente abaixo dos restantes países europeus: só 10% dos telemóveis tem GPS quando a média na Europa é de 15%.