Afinal os portugueses estão contentes com os serviços de telecomunicações que lhes são prestados. Pelo menos, a avaliar pelos últimos dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, agora divulgados.

A análise diz respeito ao "quadrimestre móvel de dezembro de 2011", durante o qual a empresa de estudos de mercado avaliou o grau de satisfação dos clientes de serviços de telecomunicações, fixos e móveis. Ambos obtiveram boas classificações mas os segundos saem em vantagem.

Os consumidores foram convidados a classificar o seu grau de satisfação com os serviços prestados pelos operadores, de acordo com uma escala de 1 a 10, em que 1 é sinónimo de "totalmente insatisfeito" e 10 a classificação atribuída por quem se considere "totalmente satisfeito", explica a empresa, num comunicado oficial.

De acordo com os valores avançados, o valor médio de satisfação dos clientes com os seus prestadores de serviços de telecomunicações é de 8,07 para os que utilizam telefone da rede fixa e 8,26 entre os que possuem telemóvel.

Os portugueses estão, por isso, "satisfeitos com os operadores a que se encontram ligados", conclui o estudo, contrariando o panorama que nos habituámos a ver refletido nos números registados, por exemplo, pela DECO, que costuma identificar o setor das telecomunicações como o que mais reclamações gera junto dos seus serviços - como ainda em fevereiro reportava.

Segundo a Marktest, a telefonia fixa regista um nível de satisfação médio mais baixo em matéria de preços (7,33), mas sai-se melhor no que respeita a "diversidade de produtos e serviços", onde recebe 7,86 de nota.

Em matéria de serviços móveis é também o preço o fator que menos convence os consumidores, registando um grau de satisfação médio ainda mais baixo que o verificado no fixo: 7,25. O apoio ao cliente é apontado como "o que revela maior satisfação".

[caption]fonte: Marktest[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes