Martin Copper estava em plena Sexta Avenida em Nova Iorque, Estados Unidos, a caminho de uma conferência de imprensa, em que ia precisamente anunciar que tinha acabado de fazer a primeira chamada telefónica através de um telefone móvel.

Além da rede de comunicações, o outro protagonista do momento histórico foi um Motorola Dyna Tac 8000X, com perto de 800 gramas e uns 33 centímetros muito difíceis de imaginar nos dias que correm, até para quem tem já era nascido na altura.

A juntar às (longínquas) características móveis de outros tempos estava o facto de a bateria demorar 10 horas a carregar e de só ter autonomia para meia hora. Já no preço podemos dizer que a diferença até já foi maior (se pegarmos num dos mais recentes modelos do iPhone): o topo de gama da altura custaria em redor de 7.000 euros.

Recorde alguns dos modelos que marcaram o universo das comunicações móveis, desde os primeiros "tijolos" à "era dos toques" na galeria que apresentamos a seguir.

Em mais de 40 anos realmente muita coisa mudou e evoluiu. Hoje mais de metade da população mundial carrega consigo um telefone móvel, muitas vezes já na sua “versão inteligente”. Transformou-se definitivamente num elemento diário essencial para comunicar, mas cada vez menos através da voz, certo? Neste momento o mundo móvel pertence às aplicações, de todos os géneros e feitios, mas com o messaging e os jogos em destaque.