Dois dos modelos de telemóveis lançados pela Sony Ericsson mais recentemente e que são "estrelas" na campanha de Natal da fabricante têm apresentado alguns problemas. O Satio foi esta semana retirado de algumas lojas no Reino Unido. Os problemas detectados no Aino não tiveram consequências tão graves.

No caso do Satio vários utilizadores britânicos queixaram-se às lojas de problemas no software do equipamento, que na transição entre aplicações bloqueava e só ficava novamente operacional depois de retirada e novamente colocada a bateria, para que se reiniciasse. Em resposta, Carphone Warehouse e Phones4U decidiram suspender temporariamente as vendas do telefone.

Entretanto começaram também a surgir relatos de problemas como o Aino, mais uma vez ao nível do software. De acordo com a imprensa britânica, relacionados com a interface de toque do equipamento. Neste caso, o telefone continua a ser comercializado na mesma rede de lojas, já que o número de relatos de problemas é mais pontual.

Contactada pelo TeK, a Sony Ericsson Portugal, através do director de marketing João Lopes, reconhece a existência de queixas no Reino Unido, relativas a problemas de software nos dois equipamentos, mas assegura que em Portugal não há registos de problemas, nem com o Aino, nem com o Satio.

A TMN, que em Portugal comercializa o Aino em exclusivo, no âmbito de uma parceria com a Sony Ericsson, também assegura não ter registo de equipamentos com os problemas detectados no Reino Unido e acrescenta que o telefone está a ter uma excelente aceitação por parte dos consumidores.

Sobre os casos identificados no Reino Unido João Lopes explica que, relativamente a ambos os modelos, estão envolvidos um pequeno número de equipamentos, nas queixas registadas no Reino Unido. João Lopes também confirma que alguns retalhistas suspenderam temporariamente as vendas do Satio depois de confirmados "problemas de software na utilização de algumas funcionalidades" e explica que a medida teve como objectivo evitar "experiências de utilização menos positivas". Acrescenta no entanto, que o Satio continua à venda no país através de vários operadores. Sobre o Aino reforça que "só um número muito pequeno de equipamentos foi afectado por este problema" e sublinha que em ambos os casos o grupo está a tentar agir o mais rapidamente possível.