Entre abril e junho, o volume de adesões a serviços de telefonia fixa aumentaram 4,6 pontos percentuais. O mais recente relatório da Anacom avança que a inclusão de telecomunicações fixas em pacotes que ofereçam outros serviços – como televisão e internet fixa ou móvel – está na raiz deste aumento.

As receitas dos serviços telefónicos fixos alcançaram os 983 milhões de euros, no período em análise, o que representa uma subida de 8,5% relativamente ao mesmo trimestre de 2015. Os pacotes de serviços triplos, quádruplos e quíntuplos foram responsáveis por 77,3% do total destas receitas.

No entanto, o número de minutos passados em chamadas por telefone fixo caiu 10,6%, face ao período correspondente de 2015, representando uma média de 104 minutos por mês.

Por outro lado, o número de ligações de telefonia fixa cresceu 1,9% neste período, muito devido ao desenvolvimento das redes de fibra ótica.

Embora as comunicações móveis tenham um peso cada vez maior, a taxa de penetração das telecomunicações fixas chegou aos 45,7% no segundo trimestre, o valor mais alto desde dezembro de 2006, segundo a Anacom.

No balanço do trimestre, a MEO foi a operadora que teve a maior quota no mercado dos serviços de telefonia fixa. A NOS ficou em segundo lugar e a Vodafone em terceiro.