A Wi-Fi Alliance aprovou um novo standard para a tecnologia de comunicação sem fios: a versão 802.11ah, também conhecida como HaLow. Este é o contributo da associação para a Internet das Coisas, um conceito no qual todos os equipamentos eletrónicos comunicam entre si.

A nova norma funciona na frequência dos 900 Mhz e consegue ter duas vezes mais alcance do que as frequências mais usadas atualmente, como a de 2,4Ghz. O Wi-Fi HaLow garante ainda um menor consumo energético nos dispositivos, permitindo ser usado por equipamentos que não têm uma grande capacidade energética, explica o The Verge.

A entidade reguladora também refere que esta nova norma de Wi-Fi consegue penetrar melhor nas paredes e noutros obstáculos que por vezes condicionam a qualidade de acesso dos equipamentos e dos utilizadores.

O novo standard está inteiramente pensado para a Internet das Coisas já que apenas permite a transferência de pequenos pacotes de dados, não sendo ideal para a tradicional navegação Web.

De acordo com a Wi-Fi Alliance, esta nova norma deverá abrir maiores oportunidades no segmento das casas inteligentes, veículos conectados, saúde, retalho e até na agricultura.

Mas não será tão cedo que os utilizadores vão ver dispositivos com Wi-Fi Hallow: as certificações só começarão em 2018, sendo que os primeiros equipamentos devem chegar ao mercado nas semanas seguintes.