Boris Hageney, CEO da Groupon para a Europa do sul, falou com o TeK e revelou detalhes da estratégia que orienta a presença do grupo em Portugal nos próximos tempos.



O responsável também explicou preferências dos portugueses e garantiu que não há muitas diferenças entre os utilizadores locais do serviço de compras em grupo e os utilizadores dos restantes países onde comanda os destinos da Groupon.



Há dois anos em Portugal a Groupon tem expandido a oferta à medida das necessidades dos clientes locais, que embora sensíveis a questões de sazonalidade revelam durante todo o ano preferências claras relativamente a alguns produtos.



TeK: Que balanço faz da operação da Groupon em Portugal. Quais foram os marcos mais importantes até chegar ao milhão de clientes que hoje têm no país?

Boris Hageney:
Nascida nos EUA, mais precisamente em Chicago, a Groupon iniciou as suas operações em 2008 e, atualmente, possui mais de 36,9 milhões de utilizadores a nível mundial, operando em 48 países. O nosso modelo de negócio oferece descontos em experiências (beleza, saúde, restauração, viagens, etc.) a uma comunidade online, através do poder da compra coletiva. Em Portugal, somos líderes de mercado e olhamos para o país como um mercado com um enorme potencial de crescimento, quer em subscritores quer em parceiros. Conforme os subscritores e parceiros vão conhecendo cada vez melhor a Groupon, estamos a aumentar a qualidade e diversidade dos nossos deals e, consequentemente, as nossas vendas. O nosso know how e experiência também nos colocam numa posição privilegiada para elaborar os melhores deals, com os melhores descontos. Este modelo de negócio é um dos mais copiados em todo o mundo mas nem todas as empresas conseguem vingar, principalmente porque não tem o conhecimento, os recursos e as competências.

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TeK: Em Portugal a receita também esta a resultar?

Boris Hageney:
Quando começámos, há dois anos, em Portugal, não existia muita oferta e a Groupon trouxe para uma plataforma online, produtos e serviços que os portugueses não conseguiam encontrar na web e principalmente com descontos. Com mais de 200 categorias de serviços, acreditamos que ainda existe espaço para crescer. Estudos recentes, como o mais recente da Mediascope/ACEPI afirmam que 78% dos portugueses com acesso à internet já compraram online. Mostram que existe um número crescente de portugueses a utilizar a Internet para as suas compras. Estamos a verificar uma mudança na mentalidade nacional no que diz respeito às plataformas de e-commerce e a Groupon olha para Portugal como um mercado repleto de oportunidades. Estamos a investir no país e temos um plano de expansão em progresso. Para reforçar a nossa presença, lançámos deals locais na cidade de Braga no passado mês de maio e em julho em Faro, que assim se juntaram a Lisboa e Porto, e estamos a olhar para outras cidades. Também verificámos um fantástico crescimento em termos de utilizadores Groupon e estamos a tornar-nos o guia de referência diária dos portugueses.



TeK: As empresas/anunciantes têm reconhecido esse percurso?

Boris Hageney:
Sim. Acredito que o nosso principal feito foi o auxílio que demos às pequenas e médias empresas (PMEs) na dinamização o seu negócio, especialmente na actual situação económica, dando a muitas dessas empresas a sua primeira presença online. Para estas empresas, a Groupon é o seu primeiro contacto com o e-commerce. A maioria não tem um website - o qual a Groupon faz gratuitamente -, e estão ansiosas por ter novos clientes no seu estabelecimentos. Têm a equipa de braços cruzados, a renda e a eletricidade pagos, mas não possuem clientes suficientes para tornar o negócio rentável. É aqui que a Groupon ajuda: estes parceiros conseguem uma campanha online, localizada geograficamente de acordo com as suas necessidades - nacional e internacional - com um risco mínimo, porque não pagam um cêntimo até o primeiro cupão seja vendido.


TeK: Como caracteriza o consumidor português, utilizador dos vossos serviços? Há diferenças em termos de comportamento online face aos consumidores de outros países?

Boris Hageney:
Para os quatro países que giro - Portugal, Itália, Espanha e Grécia - o consumidor é praticamente igual. O perfil é de jovens adultos urbanos, com idades compreendidas entre os 24 a 44 anos, 60% do sexo feminino e 40%, do sexo masculino, 34% têm um diploma universitário, com 40 mil euros de salário anual e utiliza a Internet regularmente. A Groupon é um dos sites mais visitado diariamente pelas mulheres europeias (fonte: ComScore, Maio 2012), posicionando-se na terceira posição de todos os sites vistos em Maio.



TeK: Em termos de preferências como é o consumidor português, que áreas de produtos e serviços têm mais sucesso, entre as ofertas que colocam online?
Boris Hageney:
A Groupon acompanha da melhor forma possível as necessidades dos nossos utilizadores ao longo de todo o ano, para que possam desfrutar de descontos até 90% na sua cidade em qualquer actividade que queira fazer. É claro que, depois de 4 anos neste mercado verificamos a existência de sazonalidade em algumas ofertas. Por exemplo, apercebemo-nos que nos meses que antecedem o verão existe uma maior procura por ofertas de beleza e emagrecimento e, durante o verão, a maioria dos utilizadores pesquisa online por estadias e férias na Groupon Travel, uma área exclusivamente dedicada ao sector do turismo que abrimos recentemente. Com a Groupon Travel, os nossos subscritores podem aceder a hotéis e voos, em Portugal mas também em países estrangeiros, com descontos até 90%, podendo aproveitar as suas férias a preços mais competitivos e com um menor orçamento.

Numa situação económica menos favorável, os consumidores pesquisam intensivamente por uma compra mais inteligente, obviamente ao menor preço. Da nossa experiência em Portugal podemos afirmar que existem dois segmentos de ofertas que se mantêm constantes: restaurantes e beleza. Os portugueses gostam de comer bem e de cuidar deles próprios, sendo estas as ofertas que continuam com elevados níveis de procura durante o ano inteiro. O nosso canal de viagens, que lançamos em Março, também está a funcionar muito bem. Os portugueses adoram viajar a nível nacional a um preço menor. As ofertas de viagens são, nesta altura do ano, alvo da atenção dos portugueses e um produto com bastante procura. As pessoas tentam otimizar e gerir o seu orçamento para férias da melhor forma e a Internet é uma excelente plataforma para comparar preços com maior rapidez.


TeK: A avalanche de serviços idênticos à Groupon e as notícias de más experiências com sites de compras em grupo, obrigaram-vos a algum tipo de medida para dar mais confiança aos consumidores online?

Boris Hageney:
Da nossa análise, podemos afirmar que a maioria dos nossos subscritores ainda não está habituada a comprar cupões, pelo que o nosso departamento de apoio ao cliente faz um trabalho educacional neste sentido. Recebemos chamadas a solicitar detalhes sobre os deals (o que inclui, garantias dos produtos, como trocar um cupão, como reservar um serviço), acerca de métodos de pagamento, sobre a validade do cupão, se podem oferecer o cupão a outra pessoa, entre outros. Claro que estamos constantemente a trabalhar no nosso site, tornando disponível toda a informação com páginas especiais dedicadas a questões frequentes. Todos os deals possuem também as suas condições específicas na publicação e um link para as condições especiais. Reforçámos a equipa de apoio ao cliente para responder as todas as solicitações, auxiliamos os nossos subscritores nas nossas redes sociais e estamos a criar ferramentas para ajudar o cliente. Por exemplo, estamos a lançar um serviço chamado MyTable (http://pt.mytablegroupon.com), no qual os clientes podem automaticamente reservar a sua refeição no nosso site para o restaurante. Esta ferramenta ajuda os parceiros a gerir melhor as reservas e torna o processo mais simples e eficaz. Sabemos também que 91% dos utilizadores da Groupon a nível mundial voltam a comprar descontos connosco provando a sua satisfação no nosso serviço e no serviço dos parceiros.



TeK: O número de utilizadores que têm hoje cresce a que ritmo mensalmente? Num primeiro momento certamente cresciam muito rapidamente, mas esse ritmo mantém-se?

Boris Hageney:
A Groupon tem cerca de 36,9 milhões de utilizadores ativos no mundo. Em Portugal, a Groupon opera desde Junho de 2010 oferecendo os melhores descontos aos portugueses nas principais cidades do país. No momento temos ofertas locais na grande Lisboa, Porto e Braga. Temos assistido a um crescimento surpreendente em termos de utilizadores Groupon. Como referi antes, Portugal possui um grande potencial no número de assinantes, especialmente porque apesar da atual crise económica os portugueses ainda deixam algum dinheiro de parte para gastar em experiências, e se estas forem mais baratas, melhor.


TeK: E a utilizam dos serviços via telemóvel, nomeadamente através das apps para Android e iOS é expressiva. Quem usa vê apenas ou chega a comprar por essa via?

Boris Hageney:
Atualmente, os consumidores querem poder de escolha e flexibilidade ao fazer as suas compras. Em Dezembro de 2011, 25% das compras da Groupon norte-americana foram feitas a partir de dispositivos móveis. À medida que expandimos as nossas aplicações móveis internacionalmente, esperamos que mais e mais consumidores desfrutem do seu comércio local a qualquer hora, em qualquer lugar. Em Portugal, o nosso website ainda é a principal plataforma de compras. Estamos a desenvolver uma campanha educacional sobre as nossas aplicações móveis para ajudar os clientes a melhorar a sua experiência móvel.


TeK: Como planeiam evoluir em Portugal, quais são os planos para o futuro?

Boris Hageney:
Queremos aumentar o número de cidades em que estamos presentes e encontramo-nos a analisar mais de perto as cidades que pretendemos abrir este ano. Com o nosso plano de expansão de abertura a novas cidades estamos sempre à procura de novos parceiros e o número aumenta diariamente. Estamos a investir em Portugal, acabámos de abrir um novo escritório no centro de Lisboa e estamos a contratar pessoas que têm o perfil adequado. É difícil encontrar colaboradores que queiram trabalhar num ambiente como o nosso, porque para ser a empresa com o crescimento mais rápido, é necessário trabalho duro, e procuramos pessoas comercialmente competitivas e com um nível elevado de educação. Este perfil não é fácil de encontrar. Estamos também a desenvolver suportes tecnológicos que nos permitam auxiliar ainda mais eficazmente o parceiro nas suas campanhas.



- Na Ásia a Groupon abriu recentemente uma loja física. Passam por aí também os vossos planos, se esta experiência der bons resultados, criara uma rede de lojas fixas?

Boris Hageney:
A loja foi criada para que os consumidores Groupon possam melhor experimentar o estilo de vida Groupon através de um ambiente interativo tangível. Embora muitos singapurenses acedam facilmente online para a aquisição de ofertas, muitos ainda preferem a interação pessoal e dão valor ao facto de uma empresa online como a Groupon ter uma presença física. O objetivo era tornar mais conveniente para os clientes levantar seus produtos mas a Groupon é uma empresa de comércio eletrónico e isso não vai mudar. Como tudo na Groupon cada ação que é um caso de sucesso é analisada cuidadosamente e vemos se pode ser uma boa solução para um outro mercado com um problema semelhante.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira