Por Amaya Souarez (*)

Não há como negar que a atualidade continua a ser desafiante para as pequenas e médias empresas – desde a inflação recorde e a crise do custo de vida, até à ameaça, cada vez maior, de recessão global.

As evidências sugerem que muitas PME estão realmente positivas em relação a 2023 – e um estudo recente do Centre for Economics and Business Research (CEBR) para a Sage descobriu que as PME serão os negócios que irão liderar o crescimento global nos próximos anos.

Mas no cenário imprevisível de hoje, é compreensível que os proprietários das empresas desejem toda a ajuda possível para enfrentar a tempestade. E muitas das respostas podem estar nos dados que já estão ao seu alcance.

O valor dos dados existentes

A maioria das PME já está assente numa enorme parcela de dados não utilizados que podem fornecer algumas das pepitas de ouro inestimáveis para desvendar, esclarecer e resolver os problemas que importam.

Vejamos, por exemplo, os dados de fluxo de caixa. É fundamental monitorizar o dinheiro que entra e que sai para ver a posição financeira de uma empresa. Quem está a pagar atrasado e quais são as tendências? Quem é necessário pressionar e quando? Agora é o momento certo para investir naquela nova viatura ou mudar para instalações novas?

Mas algumas empresas podem esforçar-se para detalhar os dados de forma significativa. Com muita frequência, os dados permanecem isolados e com uma utilização limitada para capacitar a tomada de decisões. Também pode parecer opressor quando se trata de recolher data insights ou até mesmo obter acesso a determinados conjuntos de dados em primeiro lugar – por exemplo, somente no Reino Unido, apenas um quarto das PME adotaram uma tecnologia para recolher e analisar dados comerciais para promover o desempenho dos negócios.

Ter os insights certos também não vem apenas da análise de dados dentro da empresa. Desde dados geoespaciais e de transporte, até dados ambientais, há muitos conjuntos de dados públicos que são potencialmente inexplorados pelas PME. Isso pode ajudar a desbloquear novas oportunidades, revelar novos desafios e fortalecer a resiliência face ao que pode estar por vir.

Os dados são essencialmente neutros e, para que façam o seu trabalho, as empresas devem ser capazes de lê-los e interpretá-los com precisão. É relativamente fácil gerir um relatório, por exemplo, mas a verdadeira questão é se as informações podem ser recolhidas e compreendidas para informar decisões e mudanças significativas.

Desbloquear data insights através da tecnologia e da humanidade

Aqui estão algumas dicas para ajudar as PME a obter data insights:

  • Identificar os objetivos do negócio: começar por identificar os objetivos e a tipologia de dados que são necessários para alcançá-los. Isso irá ajudar a priorizar os esforços de recolha e análise de dados.
  • Utilizar ferramentas e tecnologia: investir em ferramentas e tecnologias que podem ajudar a recolher e a analisar dados de forma eficiente. Estão disponíveis muitas opções gratuitas ou acessíveis.
  • Contratar funcionários experientes em dados: se possível, contratar funcionários com experiência em analise de dados ou formar os funcionários atuais com alfabetização de dados. Isso irá ajudar a garantir as competências internas para aproveitar ao máximo os dados.
  • Manter os dados organizados: certificar-se de que os dados estão bem organizados e armazenados num local centralizado. Isso irá facilitar o acesso e a analise e irá ajudar a evitar erros e inconsistências.
  • Colaborar e partilhar insights: incentivar a colaboração e a partilha de informações na organização. Isso pode ajudar a descobrir novos insights e a garantir sejam tomadas decisões baseadas em dados em todos os departamentos.
  • Concentrar-se em insights acionáveis: em vez de apenas recolher e analisar dados, concentrar-se em insights que podem orientar as decisões de negócio. Questionar que ações podem tomar com base nos dados recolhidos.

A análise de dados não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre ter a mentalidade e as pessoas certas para aproveitá-la ao máximo. Essa combinação – juntamente com a agilidade e a criatividade pela qual as PME são conhecidas – é a fórmula poderosa para ajudá-las a enfrentar os desafios económicos ao seu redor, tanto agora, quanto no futuro.

(*) EVP Cloud Services & Operations da Sage