Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 26 set 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Xiaomi 13T e 13T Pro com mais opções criativas para vídeo e fotos. E 1TB de espaço para guardar tudo
 
 

Equipamentos

 

As lentes e identidade fotográfica da Leica voltam a ser um elemento chave nos novos smartphones da Xiaomi. A empresa atualizou características e funcionalidades na série T para partir à conquista de gama média alta mas sem esticar demasiado o preço. O modelo mais caro custa menos de 1.000 euros e tem 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.

 
 
 
Watch 2 Pro e Smart Band 8 da Xiaomi ganham novo design e mais monitorização de dados de saúde e fitness
 
 

Equipamentos

 

Para além dos novos smartphones 13T e 13T Pro a Xiaomi anunciou a renovação do seu smartwatch e da banda, que trazem novas funcionalidades e modos de utilização, preparados para quem faz desporto. A Xiaomi Smart Band 8 chega hoje às lojas com novo modo pebble.

 
 
 
LG conseguiu transmitir e receber dados 6G a uma distância de 500 metros
 
 

Telecomunicações

 

A LG quer assumir uma posição de liderança em telecomunicações baseadas em 6G e alcançou um novo marco em testes realizados na Coreia do Sul.

 
 
 
Experiência tipo Bimby na ISS quer melhorar a dieta no Espaço. E com direito a mousse de chocolate
 
 

Ciência

 

A dieta a bordo da Estação Espacial Internacional não é muito diversificada, mas está prestes a ficar com uma experiência que vai permitir cozinhar no espaço com uma espécie de robô de cozinha tipo Bimby. Entre os testes iniciais está uma mousse de chocolate.

 
 
 
Portugal tem (finalmente) mais satélites com “bilhete de embarque” para o Espaço
 
 

Negócios

 

Depois de 30 anos, o PoSAT-1 é o único satélite lançado por Portugal até hoje, mas o cenário está prestes a mudar, com vários projetos prontos para “descolar”.

 
 
 
"Temos a responsabilidade de assegurar um Planeta para as gerações vindouras”. E é preciso pôr o humano à frente da tecnologia
 
 

Expert

 

A preparar a conferência Digital with Purpose Global Summit que decorre esta semana em Lisboa, Luís Neves defende que os humanos têm de estar à frente das evoluções e não deixar que se devolvam de forma descontrolada, e sublinha a necessidade de assegurar que daqui a 20 anos vamos ter um Planeta e uma sociedade onde podemos viver em harmonia.

 
 
 
DJI Mini 4 Pro tem visão omnidirecional para evitar obstáculos e promete ser "amigo" de novos utilizadores
 
 

Computadores

 

O novo DJI Mini 4 Pro tem funcionalidades de deteção de colisão que ajudam novos pilotos a tomarem um primeiro contacto com um drone.

 
 
 
Escolas recebem cada vez mais computadores avariados e fora da garantia
 
 

Computadores

 

As escolas estão a receber cada vez mais computadores avariados que se vão amontoando em espaços improvisados, porque já estão fora da garantia e faltam técnicos informáticos que os possam arranjar, alertaram diretores.

 
 
 
Alunos e professores com computadores bloqueados e sem acesso à Internet
 
 

Computadores

 

Os computadores entregues a alunos e professores estão a ficar gradualmente bloqueados assim como há estudantes e docentes a deixar de ter acesso à internet, revelou a Associação Nacional de Professores de Informática.

 
 
 
iPhone 15 é mesmo mais fácil de consertar? Pro Max prova que não e ganha “má nota” na reparação
 
 

Equipamentos

 

Segundo a iFixit, o iPhone 15 Pro Max é mais frágil de reparar que o modelo anterior. A troca da bateria obriga a remoção do ecrã, em vez do acesso pela tampa traseira, como patente nas versões standard.

 
 
 
Dê um toque especial às fotografias através de IA com a ferramenta Stylize
 
 

Site do dia

 

Através de palavras-chave pode transformar uma fotografia de uma paisagem num cenário futurista. Também pode remover fundos ou acrescentar elementos com a ajuda da inteligência artificial.

 
 
 
Assistentes de IA vão tomar conta de 60% das funções de vendas nas empresas em cinco anos
 
 

Negócios

 

As soluções baseadas em inteligência artificial generativa vão provocar uma verdadeira revolução nas equipas de vendas das empresas, tomando a frente de muitas tarefas, como o envio de comunicações a clientes e várias funções de planeamento, prevê a Gartner.

 
 
 
How to TeK: Saiba como adicionar aplicações ao Painel Lateral do Chrome
 
 

How To Tek

 

É possível utilizar o painel lateral do Chrome para aceder rapidamente ao histórico de navegação ou à lista de marcadores, mas também instalar aplicações úteis, tais como ferramentas de acesso ao ChatGPT.

 
 
 
Learn.xyz desafia-o a aprender algo novo todos os dias numa experiência divertida com IA
 
 

Android

 

A Learn.xyz é uma app que dá aos utilizadores a oportunidade de aprenderem mais sobre uma variedade de tópicos à sua escolha, com mini lições e quizzes gerados por IA.

 
 
 
Transferências bancárias só com número de telemóvel serão possíveis para todos a partir de 2024
 
 

Internet

 

Os clientes bancários vão poder fazer transferências digitando apenas o número de telemóvel da pessoa para quem enviam o dinheiro, em vez do IBAN, devendo esta solução ser disponibilizada até final do primeiro trimestre de 2024, anunciou hoje o Banco de Portugal.

 
 
 
Fazer login sem palavra-passe? Windows 11 expande opções de autenticação “passwordless”
 
 

Internet

 

Com a próxima atualização do Windows 11 será possível criar chaves de acesso, ou passkeys, através do sistema Windows Hello, que podem ser utilizadas para iniciar sessão em websites ou aplicações que suportem os padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe.

 
 
 
Hackers alegam que comprometeram os sistemas da Sony e colocam dados roubados à venda
 
 

Internet

 

Os piratas informáticos do grupo Ransomed.vc afirmam que, uma vez que a Sony se recusa a pagar um resgate, os dados roubados estão à venda. Acredita-se que, caso não seja encontrado um "comprador" até ao dia 28 de setembro, os hackers vão publicar toda a informação.

 
 
 
Governo prepara criação de corredores para a instalação de cabos submarinos pré-licenciados
 
 

Telecomunicações

 

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse hoje que está a ser preparado um despacho conjunto com vários ministérios para a criação de corredores para a instalação de cabos submarinos pré-licenciados.

 
 
 
PHANTOM V Flip quer inovar no mundo dos dobráveis com um ecrã exterior circular para widgets e notificações
 
 

Equipamentos

 

O novo dobrável da TECNO destaca-se pelo ecrã exterior circular de maiores dimensões que permite, por exemplo, aceder rapidamente a widgets e notificações, e que é rodeado pelo módulo de câmaras, numa configuração a que a marca chama “Planet Cover Screen”.  

 
 
 
Programe o máximo da carga de bateria do iPhone 15 para prolongar a sua vida útil
 
 

iOS

 

A nova família de smartphones iPhone 15 tem novas funcionalidades de gestão de vida da bateria, incluindo a monitorização dos ciclos de carregamento, assim como a limitação da percentagem máxima em que o equipamento deixa de receber energia.

 
 
 
MEO: metas para a redução de emissões de CO2 aprovadas por iniciativa global
 
 

Negócios

 

Na data em que se assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade, a MEO anuncia a aprovação das suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa pela Science Based Targets Initiative (SBTi).

 
 
 
The Crew Motorfest convida a um festival de corridas no Havai e já é o maior lançamento da série
 
 

Multimédia

 

A Ubisoft oferece mais de 600 veículos em The Crew Motorfest e introduz um conceito de battle royale para 32 jogadores em formato “destruction derby”.