Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 25 out 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Lenovo mostra smartphone conceptual Motorola que pode ser dobrado e transformado numa bracelete
 
 

Equipamentos

 

A Lenovo não pretende apenas introduzir inteligência artificial nos seus equipamentos para gerir a câmara, bateria, ecrã ou performance geral. O novo modelo de smartphone conceptual da Motorola mostra como a IA pode ajudar a moldá-lo perante as necessidades dos utilizadores.

 
 
 
Apple anuncia evento “Scary Fast” para 30 de novembro
 
 

Computadores

 

À boleia do Halloween, a Apple revelou um novo evento que deverá ser focado nos computadores Mac.

 
 
 
Inteligência artificial premeia resultados da Microsoft e castiga Alphabet
 
 

Negócios

 

A Microsoft parece seguir disparada na corrida para assumir a sua plataforma de cloud como a referência para integração de inteligência artificial em soluções empresariais. Os resultados do trimestre da dona do Azure e da Alphabet foram de crescimento, mas a reação do mercado não foi igual e a explicação parece estar na IA.

 
 
 
Imagens de satélite mostram a formação do furacão Otis no México que já chegou a categoria 5
 
 

Multimédia

 

O furacão Otis atingiu a categoria 5 na sua chegada à costa oeste do México, perto de Acapulco, durante esta noite. As imagens de satélite mostram a sua formação.

 
 
 
Cheque Formação + Digital já recebeu perto de 800 candidaturas e vai ser alargado a modelo de formação à distância
 
 

Negócios

 

O apoio à formação em competências digitais está disponível desde o início de setembro e prevê o pagamento até 750 euros. O objetivo é chegar às 2 mil candidaturas ainda este ano mas atingir 25 mil portugueses nos próximos dois anos.

 
 
 
Videobolt: um website que promete descomplicar a edição de vídeo. E sem cobrar
 
 

Site do dia

 

É gratuito e sem marcas de água e foi criado com a missão de simplificar a edição de vídeo para todos. Para isso dispõe de um número exato de funcionalidades fáceis de usar: 16.

 
 
 
Arábia Saudita apresentou Esports World Cup e Cristiano Ronaldo aprova
 
 

Computadores

 

A Arábia Saudita prepara-se para elevar a fasquia dos eSports com um evento a realizar no próximo ano. O Esports World Cup foi apresentado durante uma palestra em que Cristiano Ronaldo participou.

 
 
 
Moldávia bloqueia 22 sites de informação da Rússia. Atitude é classificada como hostil
 
 

Internet

 

A Rússia qualificou como "hostil" a decisão da Moldávia de bloquear mais de 20 portais de comunicação social russos na internet, antes das eleições locais na antiga república soviética que faz fronteira com a Ucrânia.

 
 
 
Informação, recursos e acesso a uma comunidade na App do Empreendedor
 
 

Apps

 

A aplicação do IAPMEI pretende ser um recurso útil para empreendedores, startups e outras entidades ligadas ao ecossistema empreendedor.

 
 
 
Web Summit: Governo mantém empenho e diz que há condições para que decorra com normalidade
 
 

Negócios

 

Depois da polémica gerada pelo tweet de Paddy Cosgrave, que levou à demissão do cofundador do Web Summit, o Governo garantiu hoje que mantém o empenho no evento, com o qual tem compromisso até 2028.

 
 
 
Nvidia também quer desafiar a Intel e construir processadores com a arquitetura da ARM
 
 

Computadores

 

Além da Nvidia, também a AMD quer utilizar a tecnologia da ARM para criar novos processadores. Estima-se que os primeiros modelos sejam lançados em 2025. Mas a corrida à tecnologia da ARM parece estar apenas no início…

 
 
 
Meta enfrenta ação judicial em 41 dos Estados Unidos por usar funcionalidades “viciantes” nas suas plataformas
 
 

Internet

 

A Meta é acusada de causar transtornos de saúde mental nos utilizadores mais jovens, tendo conhecimento de funcionalidades “viciantes” nas suas redes sociais, mas não toma ação. São 41 estados que se juntaram para uma ação conjunta entregue no tribunal federal da Califórnia.

 
 
 
Israel pede à Apple e Google para desativar tráfego em tempo real nos mapas. Invasão terrestre para breve?
 
 

Internet

 

A Apple e a Google desativaram os sistemas de atualização de trânsito em tempo real nas suas aplicações de mapas tanto em Gaza como em Israel, o que pode significar uma invasão para breve das forças militares israelitas.

 
 
 
Quais são os planos da Lenovo para uma “IA para todos”?
 
 

Computadores

 

Em antecipação ao Lenovo Tech World 23, a fabricante partilhou a sua ambição de criar uma nova era de inteligência artificial para produtos, soluções e serviços, com impacto nos negócios e consumidores.

 
 
 
Cobertura 5G em três túneis principais da Madeira vai custar 1,3 milhões de euros
 
 

Telecomunicações

 

Projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência pretende melhorar a cobertura da rede de internet nos túneis. Na Madeira, a cobertura 5G em três dos seus principais túneis tem um orçamento estimado de 1,3 milhões de euros.

 
 
 
Stella Terra: Estudantes holandeses criaram automóvel todo-o-terreno movido a energia solar
 
 

Multimédia

 

Um grupo de 22 estudantes da Universidade Técnica de Eindhoven criaram automóvel movido a energia solar que dispensa ser abastecido em estações de serviço.

 
 
 
Mitsubishi Motors vai investir até 200 milhões na divisão de veículos eléctricos da Renault
 
 

Negócios

 

A fabricante japonesa de automóveis Mitsubishi Motors revelou que vai investir até 200 milhões de euros na Ampere, a nova divisão de veículos elétricos (VE) da Renault francesa.

 
 
 
TikTok chega aos 3,3 milhões de utilizadores em Portugal e explica porquê
 
 

Internet

 

O TikTok divulgou que conta já com 3,3 milhões de utilizadores em Portugal, ativos no acesso à rede social todos os meses. Em jeito de balanço partilha informação sobre alguns dos perfis que usam a plataforma e explica porque (acha que) cresceu rapidamente no país.