Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 26 out 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
O antes e depois dos bombardeamentos de Israel em Gaza revelados por imagens de satélite
 
 

Multimédia

 

Continuam a ser partilhadas imagens de satélite pela Maxar Technologies da Faixa de Gaza, antes e depois dos bombardeamentos de Israel ao Hamas.

 
 
 
Fraudes online exploram generosidade para Gaza. Mais de 1,6 milhões transferidos para contas falsas
 
 

Internet

 

O alerta é feito pela Netcraft, uma empresa especializada em cibersegurança, que identificou vários esquemas falsos de pedido de apoio para os palestinianos de Gaza depois do início do conflito com Israel.

 
 
 
Pedófilos estão a usar IA para criar fotos de famosos em criança e construir cenas de abuso sexual
 
 

Internet

 

Algumas das imagens que os pedófilos partilham na dark web, incluindo de cantores e atores famosos como se fossem crianças, são extremamente realistas e indistinguíveis para olhos não treinados.

 
 
 
Nova descoberta revela segredos da criação de elementos químicos no Universo. James Webb ajudou
 
 

Ciência

 

A comunidade científica está mais perto de perceber como elementos químicos essenciais para a vida ou valiosos - como o ouro - são criados no Universo graças ao telescópio espacial James Webb. E a uma explosão de raios gama incrivelmente brilhante.

 
 
 
Sondas Voyager 1 e Voyager 2 recebem atualizações e continuam prontas “para as curvas” espaciais  
 
 

Telecomunicações

 

Apesar dos mais de 46 anos e dos cerca de 19 milhões de quilómetros de distância, as "velhonhas" Voyager 1 e a Voyager 2 têm recebido atualizações que lhes permitem continuar aquela que já se tornou numa jornada espacial épica.

 
 
 
Aveiro começa a cortar 300 toneladas de emissões de CO2 com novo ferry elétrico
 
 

Ciência

 

Chama-se Salicórnia, o ferry que antes do final do ano deve começar a assegurar a ligação marítima entre São Jacinto em Aveiro e o Forte da Barra em Ilhavo. O investimento de 9 milhões de euros vai permitir cortar 300 toneladas de emissões de CO2 ao ano, num projeto todo desenvolvido em Portugal.

 
 
 
Bose aprofunda a qualidade do som com novos auriculares, headphones e soundbar em modo Ultra
 
 

Multimédia

 

A marca especializada em produtos de áudio está a renovar a presença em Portugal e traz no portfólio novos auriculares, headphones e uma soundbar que esticam a qualidade de som e aprofundam a tecnologia de cancelamento de ruído.

 
 
 
Sem imaginação para contar histórias às crianças? Deixe a IA criar pequenos contos infantis
 
 

Site do dia

 

O StoryBee é uma plataforma onde os utilizadores podem consultar histórias geradas por inteligência artificial para os mais novos, ou criar as suas aventuras, bastando algumas prompts sobre o tema.

 
 
 
PewPew: um jogo de naves espaciais para descontrair. Ou será para descarregar a raiva?
 
 

Apps

 

Se calhar já ouviu falar de PewPew, uma vez que a primeira versão do jogo tem vários anos. Já a mais recente, a versão Live, foi atualizada há pouco tempo. O ritmo frenético de disparos contra os inimigos mantém-se. Ser grátis e sem anúncios também.

 
 
 
DJI Osmo Pocket 3 é muito pequena e compacta, mas com capacidade de gravar 4K a 120 FPS
 
 

Computadores

 

Com uma câmara tátil rotativa de 2 polegadas, mas uma capacidade de gravar vídeo 4K a 120 FPS e estabilizador mecânico de imagem, a Osmo Pocket 3 da DJI promete ser uma “pequena bomba” das câmaras de ação.

 
 
 
Resultados da dona da Google desiludem investidores e Nasdaq fecha em queda
 
 

Negócios

 

A bolsa nova-iorquina fechou ontem em baixa, com os investidores desiludidos com os resultados da Alphabet e penalizados, mais uma vez, pela sua dependência das ações das tecnológicas.

 
 
 
Web Summit: Carlos Moedas diz que apoio de 7 ME do município de Lisboa será menor "se houver menos gente"
 
 

Negócios

 

O presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que o município tem a obrigação de respeitar o contrato de apoio financeiro à conferência Web Summit, mas "o dinheiro que não for gasto, se houver menos gente, será devolvido".

 
 
 
As tempestades com relâmpagos criam novos riscos para os seus gadgets. Saiba como pode proteger-se
 
 

Sugestões

 

Os equipamentos eletrónicos são condutores de eletricidade, o que pode ser perigoso se os utilizar durante uma tempestade. Conheça algumas dicas para proteger os smartphones e computadores no mau tempo.

 
 
 
Novo centro de interligação de redes internacionais da Altice Portugal recebe investimento de 3 milhões de euros
 
 

Telecomunicações

 

O Altice LdV é hoje inaugurado e junta o histórico de um edifício que foi um dos primeiros centros de telecomunicações Marconi com a abertura à ligação de redes nacionais e internacionais em Portugal, num modelo aberto e neutral.

 
 
 
Qualcomm revela Snapdragon 8 Gen 3 e quem vai integrar o chipset nos próximos smartphones
 
 

Computadores

 

Já é conhecida uma lista de marcas que vão integrar o poderoso Snapdragon 8 Gen 3 em próximos equipamentos. O Chipset aposta em força nos recursos de IA que trazem mais autonomia e poder para realizar diferentes tarefas.

 
 
 
Montra TeK: Ter uma casa impressa em 3D é uma hipótese? Já há propostas à venda  
 
 

Montra

 

Personalizáveis, económicas e sustentáveis, podem ser construídas em poucas horas e com um custo abaixo do tradicional. Estas são as principais caraterísticas das casas impressas em 3D, que já contam com algumas propostas no mercado imobiliário e têm outras a caminho.

 
 
 
Lenovo mostra smartphone conceptual Motorola que pode ser dobrado e transformado numa bracelete
 
 

Equipamentos

 

A Lenovo não pretende apenas introduzir inteligência artificial nos seus equipamentos para gerir a câmara, bateria, ecrã ou performance geral. O novo modelo de smartphone conceptual da Motorola mostra como a IA pode ajudar a moldá-lo perante as necessidades dos utilizadores.

 
 
 
Inteligência artificial premeia resultados da Microsoft e castiga Alphabet
 
 

Negócios

 

A Microsoft parece seguir disparada na corrida para assumir a sua plataforma de cloud como a referência para integração de inteligência artificial em soluções empresariais. Os resultados do trimestre da dona do Azure e da Alphabet foram de crescimento, mas a reação do mercado não foi igual e a explicação parece estar na IA.