Não é novidade que a quantidade de dados digitais criados e a circular online explodiu mas com exemplos é mais fácil perceber a dimensão dos números revelados pela DE-CIX.
São vários os fatores que levam os países do norte da Europa a superarem barreiras tecnológicas e a definirem um padrão global, competindo com líderes como os EUA e a Coreia do Sul, aponta uma nova análise.
Com a entrada da DIGI no mercado português foram reforçadas as propostas "low cost" com diferentes opções de custos e níveis de serviço. Perguntámos aos leitores do SAPO TEK o que é mais importante e a resposta não deixa dúvidas.
A Nokia assinou mais um acordo de licenciamento de tecnologia. Desta vez com a Samsung e para tecnologias de vídeo, que a sul-coreana vai usar nos seus televisores.
A proximidade com Espanha, as colaborações existentes com universidades e empresas locais e o talento na área da investigação levaram a FOSSA Systems a apostar em Portugal. A startup espanhola integra o grupo que lança hoje satélites com a SpaceX.
A Samsung e a Apple continuam a dominar o mercado de telemóveis, mas a “invasão” chinesa é que ditou as regras do mercado em 2024, um ano que terminou como começou: com as vendas de dispositivos móveis a crescerem.
Têm propósitos distintos, mas partilham a ambição de colocar Portugal no mapa da exploração espacial. Os satélites PoSAT-2 e PROMETHEUS-1 são lançados esta terça-feira a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX de Elon Musk.
Amigo, Uzo e Woo aproveitaram o início do ano para subir preços, que tinham baixado em novembro com a entrada da DIGI no mercado. Veja como ficam os tarifários low cost em 2025.
A Televisão Digital Terrestre, de sinal aberto, ainda é a única alternativa para receber sinal de TV para 7,4% das famílias portuguesas. Noutros casos, a opção coabita com os serviços pagos.
Apesar de só ter começado a operação em novembro, a DIGI soma perto de 400 reclamações no Portal da Queixa. A qualidade do serviço e as falhas técnicas são os principais problemas reportados pelos consumidores
Os dados da ANACOM mostram que em novembro os preços das telecomunicações subiram 7,3% em novembro face aos valores de 2023, não se sentido o "efeito Digi". A taxa média foi a mais elevada desde 1994 e para 2025 há mais aumentos previstos com subida de preços nas operadoras.
A ESA diz que é a primeira vez que se consegue estabelecer uma ligação direta a um satélite de baixa órbita usando a tecnologia 5G não terrestre (NTN) na gama de frequências Ka.
O sentido provável de decisão já foi aprovado pela ANACOM em relação à licença da NOWO para a faixa dos 3,6 GHz do 5G e valida a transmissão para a DIGI, mas com obrigações. Decorre agora uma consulta pública.
O novo relatório da 5G Americas e Omdia revela que as ligações 5G já ultrapassaram os 2 mil milhões no terceiro trimestre deste ano, a caminho de 8,4 mil milhões em 2029.
O governo da Suécia quer que a polícia motorize as chamadas telefónicas e comunicações eletrónicas entre os jovens. A medida aplica-se a menores de 15 anos para combater a violência organizada por gangues.
O projeto IRIS² surge para oferecer internet de alta velocidade e conectividade segura em toda a Europa, competindo diretamente com a rede Starlink da SpaceX, mas com foco na autonomia do Velho Continente.
A Digi ainda não é uma alternativa às três operadoras de telecomunicações em Portugal. A presidente da ANACOM diz que a empresa romena "não entrou mal no mercado" e usa uma figura do xadrez para descrever a estratégia da MEO, NOS e Vodafone.
A nova Estratégia Digital Nacional prevê a aposta no 5G para cobertura da população portuguesa com acesso rápido à internet até 2030 quando antes a aposta era na fibra, O concurso para as zonas brancas, que decorre desde 2023, deverá estar concluído até final do ano, avançou hoje a presidente da ANA
A Deco Proteste analisou as ofertas dos pacotes de televisão, internet fixa e móvel e destaca que as operadoras MEO, Vodafone e NOS ainda não ajustaram preços, mas melhoraram a sua oferta aos clientes.
A associação que representa os operadores de comunicações eletrónicas pede ao Governo medidas que garantam estabilidade regulatória no sector e considera o programa nacional de literacia digital uma prioridade, entre outras recomendações.
O lançamento de serviços na Bélgica já estava nos planos da Digi, que ontem começou a disponibilizar internet de 10 Gbps, serviços móveis e deverá em breve ter também TV. A proposta de preços é diferente de Portugal.
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas advertiu hoje que a "inovação não é burocracia" e que "a cibersegurança não é uma burocracia específica", defendendo que o novo regime jurídico deve ser percetível para todos.