À medida que continuam os esforços para tentar repor os serviços de telecomunicações após a depressão Kristin, as quatro principais operadoras estão a disponibilizar dados móveis ilimitados aos clientes das zonas mais afetadas durante 30 dias.
Depois da Kristin, a depressão Leonardo aproxima-se de Portugal e provoca incertezas quanto ao restabelecimento das comunicações, numa altura em que milhares de pessoas continuam afetadas por falhas no acesso aos serviços de telefone e Internet e em que mantêm os esforços para repor a normalidade.
Depois de dois dias de debate, foi aprovada a "Declaração do Porto" para a Resiliência dos Cabos Submarinos, onde se destacam uma série de recomendações que pretendem promover a cooperação na proteção e desenvolvimento destas infraestruturas críticas de comunicações.
Em dezembro do ano passado, as ofertas da DIGI representavam a mensalidade mínima mais baixa para nove tipos de oferta de um leque de 11 serviços/ofertas analisados, avança a ANACOM.
Mais de metade dos portugueses apenas têm competências digitais básicas ou nem isso. Só um terço conseguem melhor, um número baixo que ainda assim chega para superar a média europeia.
O Digital Networks Act proposto por Bruxelas quer rever as regras do sector das telecomunicações. As opiniões da indústria dividem-se, com a iniciativa a ser vista, em parte, como positiva, mas com críticas quanto à falta de medidas verdadeiramente transformadoras.
Depois de apresentar uma nova proposta para reforçar a cibersegurança na União Europeia, que prevê a exclusão de fornecedores de alto risco nas infraestruturas críticas, Bruxelas quer rever as regras no sector das telecomunicações com o Digital Networks Act.
Bruxelas acaba de apresentar uma nova proposta legislativa com um conjunto de medidas concebidas para reforçar a resiliência e as capacidades da União Europeia face às crescentes ameaças na cibersegurança.
Uma nova proposta de Bruxelas, que poderá ser apresentada já amanhã, quer reforçar a cibersegurança da União Europeia, proibindo o uso de equipamentos de fabricantes como a Huawei e a ZTE em redes de telecomunicações e em outras infraestruturas críticas.
A Comissão Europeia está a preparar-se para rever as regras no sector das telecomunicações com o Digital Networks Act. Uma das mudanças previstas diz respeito à transição para redes de fibra óptica, com o executivo comunitário a adiar a data-limite para desligar as redes mais antigas baseadas em cob
Os últimos três meses do ano contribuíram para reforçar ainda mais as quotas de mercado da Apple a da Samsung que acumularam recordes de vendas com a Apple a consolidar posição.
A operadora avança que, em 2026, vai continuar a trabalhar na "expansão de novas áreas, no reforço da qualidade e da resiliência das redes de fibra óptica e móvel, bem como no alargamento da oferta de conteúdos de TV".
De acordo com dados avançados pela ANACOM, em 2025, cerca de 6,3% das famílias utilizavam exclusivamente a televisão digital terrestre (TDT), numa diminuição de 1,1 pontos percentuais (p.p.) em comparação com o ano anterior.
Com excepção da DIGI, a MEO, NOS e Vodafone anunciaram subidas nos preços dos seus serviços para o ano que se aproxima, mas existem algumas excepções a ter em conta nos pacotes de telecomunicações e tarifários.
A redução é pequena, de 0,3% face ao mês anterior, mas os preços nas telecomunicações continuam a descer, indicam os números da ANACOM. A DIGI continua a ser a mais barata em 9 de 11 serviços.
Portugal continua a sair bem na fotografia europeia, no que toca à velocidade das ligações de internet. Os dados mais recentes também mostram o peso dos serviços mais “esticados” em termos de velocidade.
O número de adesões a serviços de TV paga - entre novos clientes e clientes que trocam de serviço - continua a crescer, mas mais devagar e só uma tecnologia de suporte acompanha a tendência.
O critério de análise determina o vencedor da corrida no 5G: Maior número de utilizadores ou maior penetração da tecnologia? A Europa não lidera em nenhum dos dois.
A ANACOM avança que, no final do terceiro trimestre do ano, existiam 14.890 estações base de 5G em Portugal. O valor representa uma subida de 3,1% em comparação aos três meses anteriores e um crescimento de 40,6% face ao período homólogo no ano passado.
Os números revelados pela ANACOM mostram que o número de utilizadores de 5G cresceu mais de 60%. A taxa de penetração dos serviços móveis em Portugal já atingiu os 125,5 por 100 habitantes, mas há uma quebra de 0,4% no último ano.
Segundo a ANACOM, as reclamações sobre o sector das comunicações voltaram a subir. No terceiro trimestre, a entidade reguladora registou cerca de 26,8 mil queixas contra prestadores de serviços de comunicações, numa subida de 8% face ao período homólogo em 2024.
Além do Metro de Lisboa, a MEO está também a avançar com os seus planos de modernização da rede móvel no Metropolitano do Porto, prevendo a conclusão dos trabalhos no final do ano.
O valor da inflação será o indicador de referência para o aumento de preços que os três principais operadores já confirmaram. Veja que tarifários se mantêm sem aumentos.
Segundo a opinião de James Stavridis, colunista da Bloomberg e ex Comandante Supremo Aliado da NATO, a estrutura física dos cabos submarinos enfrenta riscos crescentes, não só naturais como possíveis atos de sabotagem.