Foi lançada a segunda edição do 5G Challenge pela MEO Empresas, para desafiar empresas e startups, sejam nacionais ou estrangeiras, para explorar o potencial da tecnologia 5G. O prazo para a submissão das candidaturas e projetos é de 15 de abril.

A Altice Portugal tem um prémio total monetário de 30 mil euros para distribuir neste concurso de inovação tecnológica. Estão disponíveis três categorias com novos prémios: Grande Prémio de Inovação 5G (15 mil euros), Melhor Solução Portuguesa (10 mil euros) e Prémio Sustentabilidade e Impacto Social (5 mil euros).

Para o desafio de 2024, o objetivo é encontrar soluções para clientes empresariais, com um foco especial em funcionalidades avançadas da tecnologia 5G, como por exemplo, o network slicing. Esta funcionalidade é referida como essencial para dar resposta a serviços críticos em contextos de emergência ou que requeira uma elevada resiliência.

O 5G network slicing permite dar resposta a novos casos de uso e serviços, incluindo aplicações industriais, mobilidade autónoma, cirurgias remotas, o streaming de vídeo em contexto de congestionamento de dados, ou aplicações de realidade imersiva, tais como realidade virtual e aumentada.

O regulamento aponta que as soluções a concurso devem ser direcionadas ao mercado B2B ou B2B2C, que permitam ser aplicadas a diferentes sectores, desde a indústria, saúde, agricultura, retalho, serviços, cidades inteligentes, mobilidade, educação, turismo e entretenimento.

A MEO Empresas oferece condições especiais aos candidatos, incluindo o laboratório golabs5G para testarem as suas soluções. As candidaturas podem ser submetidas através do website oficial do concurso 5G Challenge. O evento de entrega de prémios está marcado para o dia 25 de junho.