Chegou a época natalícia e as prendas começam a amontoar-se. Esta é uma boa altura para pedir uma prenda relacionada com o gaming e porque não uma nova consola? As sugestões listadas procuram diversificar as opções, começando com as tradicionais consolas da Nintendo, Sony e Microsoft, aos modelos portáteis.

Uma palavra a dizer para o ecossistema de jogos do PC, seja com as propostas do Steam, mas também do Game Pass, há cada vez mais fabricantes a quererem mostrar as suas capacidades em formato portátil, como é o caso da Asus, Lenovo e a AYANEO. Mas quem começou a revolução de portáteis no PC foi mesmo a Valve com a sua Steam Deck e na lista pode encontrar a mais recente OLED.

O gaming na cloud é outra possibilidade e temos uma representante, um modelo da Logitech, que permite jogar remotamente e em formato portátil os jogos do GeForce Now ou Xbox Cloud. Fora destas propostas mais convencionais, pode ainda adquirir o Portal, um leitor remoto que será o mais próximo de jogar PS5 em formato portátil. Se tiver uma ligação boa de Wi-Fi até se esquece que esta proposta não é mesmo uma consola. Por fim, uma viagem aos tempos clássicos, a uma das primeiras portáteis apresentadas ao mundo. A antecessora do Game Boy da Nintendo, a Game & Watch.

Veja na galeria as 10 propostas de consolas para pedir ao Pai Natal

Com um catálogo cada vez mais apetrechado e ainda sem data para uma sucessora, a Nintendo Switch é a referência no formato de consolas híbridas, permitindo alternar rapidamente entre jogar no televisor ou em modo portátil. A nova versão OLED oferece uma imagem superior e maior detalhe dos jogos, além de uma maior autonomia.

Entre os títulos mais recentes, poderá jogar dois dos nomeados para Jogo do Ano no The Game Awards, incluindo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ou Super Mario Bros. Wonder. Mas o catálogo expande-se entre os títulos mais familiares e as propostas indie, que podem ser adquiridos na sua loja online.

Inspirado na Nintendo Switch, a Valve lançou o Steam Deck para transformar o ecossistema de jogos de PC da sua loja digital numa experiência portátil. A consola tem sido elogiada ao longo destes dois anos, sobretudo pela otimização dos jogos da Steam, ajudado pela comunidade.

A nova versão OLED promete melhorar a experiência do original, embora não seja considerada uma consola de segunda geração pela Valve. O ecrã é maior, apresenta também uma bateria com mais capacidade e foi introduzido Wi-Fi mais rápido. O modelo foi lançado com maior capacidade de armazenamento interno, permitindo instalar mais títulos.

  • Xbox Series X 1TB | 409,90 euros – PC Diga

A Xbox Series X é a porta de entrada a um catálogo vasto de títulos do Game Pass. Caso não deseje adquirir os jogos pode aceder ao serviço e ter acesso aos títulos produzidos pelos estúdios da Microsoft, incluindo as séries Halo, Forza e Starfield, mas também outras como Yakuza. Títulos produzidos externamente como Lies of P, No Man’s Sky, Remnant II e Sea of Stars estão também no serviço.

A consola mantém-se lado a lado com a PS5 como a mais rápida do mercado, graças ao seu sistema de armazenamento SSD permite carregamentos basicamente instantâneos e a possibilidade de manter o jogo em suspenso mesmo quando desliga a consola.

  • Bundle PlayStation 5 + Marvel’s Spiderman 2 | 589,99 (preço Natal) – FNAC

A PlayStation 5 dispensa apresentações, mas neste Natal começou a ser vendido a nova versão Slim. Porém, a PlayStation Portugal acaba de anunciar um desconto de Natal nas diversas lojas habituais do bundle consola e mais o jogo Marvel’s Spider-Man 2 de 40 euros. Esta versão teria um preço normal de 629,99 euros.

A consola da Sony tem títulos exclusivos obrigatórios além da nova aventura do aracnídeo, contando ainda com God of War: Ragnarok, que foi atualizado hoje com novo DLC gratuito e Horizon: Forbidden West.

  • Logitech G Cloud | 364,93 euros – Amazon

Esta proposta da Logitech é direcionada para jogadores que desejam apenas usufruir de jogos em cloud em formato portátil. Não tem a capacidade de computação, sendo necessário uma ligação online para ter acesso a títulos do Xbox Cloud Gaming ou o Nvidia GeForce NOW.

A portátil tem um ecrã de 7 polegadas, com uma resolução de 1080p, uma taxa de atualização de 60 Hz. A sua bateria é apontada para durar cerca de 12 horas, o que será certamente mais que suficiente para mais de um dia de jogo. O modelo tem um design ergonómico, com controlos que a Logitech diz competirem com os melhores efeitos hápticos. E oferece mapeamento completo dos botões, para quem gosta de alterar os controlos dos jogos.

  • Asus ROG Ally Extreme | 649,99 euros – Loja Asus

A Asus tem no seu ADN o gaming e a sua linha ROG oferece produtos em todos os formatos, incluindo portáteis, tablets, smartphones e periféricos. Com o sucesso das consolas portáteis, a ROG Ally é uma resposta ao Steam Deck aberta ao ambiente de Windows 11, o que significa que pode instalar qualquer jogo com a mesma facilidade que o faria num computador.

A ROG Ally conta com uma versão mais acessível, mas com uma performance inferior à consola equipada com o processador AMD Ryzen Z1 Extreme. Torna-se um “luxo” jogar os poderosos jogos de PC em formato portátil, graças ao seu ecrã de 7 polegadas com uma resolução de 1080p, taxa de sincronização de 120 Hz e 500 nits de brilho.

A Lenovo também reconhece a oportunidade de oferecer jogos do PC em formato portátil. E trata-se de uma proposta bastante semelhante à ROG Ally, incluindo o seu processador AMD Ryzen Z1 Extreme e o sistema operativo Windows 11. No entanto tem um ecrã bem maior, com 8,8 polegadas e uma taxa de atualização variável de 60 a 144 Hz. Tem 500 nits de brilhos e 97% de compatibilidade com a gama de cores DCI-P3.

Outro elemento diferenciador das suas rivais de PC é a sua aproximação à Nintendo Switch, sendo possível colocá-la em modo moldura na mesa e retirar os seus comandos laterais. Além da partilha do comando com um segundo jogador, pode utilizar o modo FPS que dá mais estabilidade à ação.

  • PlayStation Portal | 219,99 euros - Worten

Apesar de não ser uma consola, este acessório funciona como leitor remoto, transformando a PlayStation 5 em formato portátil. O Portal obriga a ter uma PS5 para aceder ao modo Remote Play, transmitindo o jogo através de uma ligação Wi-Fi. Poderá ser uma forma diferente de jogar, sobretudo quando tem o televisor ocupado.

O PlayStation Portal oferece a mesma experiência do comando DualSense, sendo compatível com todas as funcionalidades dos jogos, incluindo os gatilhos adaptativos e os efeitos hápticos. O seu ecrã LCD tátil tem 8 polegadas e uma resolução de 1080p a 60 FPS. Se tiver uma ligação estável, vai ter uma experiência de jogo muito semelhante a uma verdadeira consola portátil da PlayStation.

  • Consola Nintendo Game & Watch - The Legend of Zelda | 24,99 euros – Media Markt

Esta proposta é uma viagem nostálgica à primeira consola portátil da Nintendo, o Game & Watch, lançado ainda antes do Game Boy. Esta edição inspira-se em The Legend of Zelda e apresenta três aventuras clássicas da série: o primeiro título The Legend of Zelda, The Adventure of Link e Link's Awakening.

Está ainda incluída o Vermin, um popular jogo em que o objetivo é bater em toupeiras que surgem nos buracos do jardim. Esta versão tem como protagonista Link. Como o nome da consola indica, poderá utilizar o Game & Watch como relógio de secretária, mostrando as horas com animações de The Legend of Zelda.

A AYANEO é uma das fabricantes com maior portfólio de consolas portáteis baseadas em PC. Atualmente já pode fazer a pré-encomenda dos novos modelos Air Plus, sendo esta sugestão focada na versão topo de gama, equipado com AMD Ryzen 7 6800U. Esta portátil tem um ecrã IPS de 6 polegadas, direcionada a quem prefira uma experiência próxima de um smartphone.

A portátil promete uma experiência de PC ultraportátil, sendo possível jogar os títulos AAA na palma da mão. A fabricante diz que a sua bateria de 46,2 Wh é duradoura, suportada por carregamento rápido de 65 W. É ainda referida os mini joysticks são baseados em tecnologia Hall Sensing, aumentando a sua duração de vida.