Esta segunda-feira foram desligados os servidores online da Nintendo 3DS e da Wii U, conforme já tinha sido prometido pela marca japonesa em outubro do ano passado e confirmado em janeiro. É o “golpe final” para atirar para o passado os dois dispositivos, depois de em 2023 terem também sido já desligadas as lojas online de suporte.

O desligamento impõe algumas mudanças para quem ainda usa as consolas. Os jogos da Nintendo 3DS e Nintendo Wii U deixaram de ter suporte para funcionalidades online e consequentemente para competições em ambiente multiplayer. Quaisquer outras funcionalidades dependentes de ligação à internet deixaram também de estar disponíveis em ambas as consolas.

Jogar em ambiente offline continua a ser possível e os serviços online para Pokémon Bank e Poké Transporter, para já, também ainda estão disponíveis, embora a marca admita que em algum momento isso deixará de acontecer, sem dizer para já quando. Segundo a Nintendo, num futuro próximo continuará a ser possível descarregar dados de atualização e voltar a descarregar jogos, aplicações e outros conteúdos na Nintendo eShop.

Recorde aqui aguns dos jogos mais populares da Wii U

A 3DS e a Wii U tiveram percursos muito diferentes. A 3DS acabou por gerar vendas de 75 milhões de unidades, enquanto a Wii U não foi além das 14 milhões de unidades vendidas. Para a história, a DS deixa sucessos como Super Mario 3D Land ou The Legend of Zelda: A Link Between Worlds e um conjunto de jogos exclusivos, como Pushmo ou BoxBoy!, como recorda o Engadget.

A Wii U nunca conseguiu encontrar um lugar no mercado, porque a Nintendo também nunca conseguiu explorar de forma conveniente o formato dos dois ecrãs complementares, da consola e da TV, que acabou por ser potenciado apenas num conjunto relativamente restrito de jogos. Ainda assim, foi durante o “reinado” desta consola que a marca japonesa estreou vários jogos de sucesso que acabaram por ter versões também para a Switch

O fim das eShops para venda de jogos em formato digital das consolas Wii U e a portátil 3DS aconteceu a 27 de março do ano passado, deixando de ser possível comprar a partir dessa data jogos para estas plataformas. Os utilizadores continuaram a ter acesso aos títulos anteriormente adquiridos, podendo fazer o download dos mesmos para as respetivas consolas, assim como eventuais conteúdos adicionais em DLC. Desde agosto de 2022 que as funcionalidades das lojas estavam já a ser gradualmente reduzidas. A DS deixou de ser produzida em 2020.

Agradecemos sinceramente aos jogadores por usarem os serviços online da 3DS e Wii U ao longo deste tempo e pedimos desculpa pela inconveniência”, escrevia a fabricante na nota divulgada sobre a decisão consumada esta segunda-feira.