Dar visibilidade à sua empresa pode ser uma forma eficaz de rentabilizar o negócio. Dar a conhecer o que faz, onde está e como podem contactá-lo são apenas alguns pontos obrigatórios no mercado actual e nem sempre a criação de um Website próprio é a melhor, ou a única, solução na Web.

Entre as plataformas que existem actualmente, seleccionamos algumas para lhe dar um primeiro empurrão. As Páginas Amarelas na Internet são um bom começo e já disponibilizam o acesso online a informação sobre cerca de 450 mil empresas.

Esta ferramenta, permite comparar os dados de cada companhia, tendo como base os produtos e serviços oferecidos ou até mesmo horários de funcionamento, e facilita o contacto entre utilizadores e anunciantes através serviço de chamadas grátis Click to Call para os anunciantes aderentes. Permite ainda localizar facilmente a sua empresa através do serviço de mapas associado, que infelizmente nem sempre é o mais preciso.

O registo e publicação das informações referentes à empresa a anunciar são gratuitos pelo que o responsável terá apenas de comunicar às Páginas Amarelas as informações que pretende colocar online. Contudo, as empresas que constam no pai.pt e querem adicionar informações mais detalhadas, com logótipos, imagens e outros conteúdos de cariz mais publicitário, terão de pagar o espaço.

Outra sugestão é o Google Maps. Agora em português, a plataforma de localização da Google permite que as empresas coloquem os seus negócios no mapa permitindo uma listagem gratuita das mesmas.

Esta ferramenta tem um nível de visibilidade mundial, já que é acedida diariamente por milhões de utilizadores e nos "quatro cantos" do planeta. Convém porém não se limitar a inserir informação em português, sobretudo se quiser atrair clientes de língua inglesa, francesa ou espanhola, já que a pesquisa será orientada para respostas no idioma do utilizador.

Acedendo ao Centro de Negócios Local, a área de registo na plataforma, as empresas poderão criar a sua listagem, onde introduzem a morada, horário de funcionamento e, quem sabe, fotografias oi vídeos do seu espaço ou dos produtos que comercializam.

A esta ferramenta somam-se as capacidades do AdWords. Através deste sistema, pode ligar certas palavras de pesquisa a um anúncio no ecrã, assim duplicar a sua visibilidade.

À semelhança do Google Maps existem outras plataformas da mesma natureza. É o caso do Live Search Maps da Microsoft, que recentemente alargou a sua presença em Portugal através de parcerias com entidades nacionais. Para a utilizar tem de se registar e colocar novas entradas nos mapas, que direccionem o utilizador para a sua empresa.

Este serviço, que ainda não inclui todas as funções para Portugal, está concebido para suportar visualizações 3D dos espaços comerciais inseridos no directório.

O SAPO também tem um serviço de mapas que, por enquanto, foca mais o lado do utilizador. Contudo, dentro de sensivelmente três meses a ferramenta será melhorada, beneficiando também o lado empresarial.

Para já, pode identificar a sua empresa personalizando um mapa com o nome, morada, telefone, email ou outras informações antes de o enviar por email ou de publicar na sua página empresarial.

Para isso deve procurar a localização do seu negócio, ampliar o mapa da rua e activar a ferramenta de marcador. Depois deve clicar com o botão esquerdo do rato no local exacto e preencher o formulário com as informações que quer disponibilizar. Após finalizar estes processos terá um destaque com as informações da sua empresa no mapa.

Outra solução, dependendo da sua área de negócio - restauração, turismo, animaçãoe, entre outros - é o ViaMichelin. Pode fazer acompanhar as buscas de direcções procuradas naquele site com anúncios seus, da sua empresa e da sua oferta.

Lembre-se que este canal é visto por mais de 24 milhões de utilizadores todos os meses e pode ser um excelente ponto de partida para os seus negócios.