![Sugestão TeK: Coloque a sua empresa no mapa](/assets/img/blank.png)
Dar visibilidade à sua empresa pode ser uma forma eficaz de rentabilizar o negócio. Dar a conhecer o que faz, onde está e como podem contactá-lo são apenas alguns pontos obrigatórios no mercado actual e nem sempre a criação de um Website próprio é a melhor, ou a única, solução na Web.
Entre as plataformas que existem actualmente, seleccionamos algumas para lhe dar um primeiro empurrão. As Páginas Amarelas na Internet são um bom começo e já disponibilizam o acesso online a informação sobre cerca de 450 mil empresas.
Esta ferramenta, permite comparar os dados de cada companhia, tendo como base os produtos e serviços oferecidos ou até mesmo horários de funcionamento, e facilita o contacto entre utilizadores e anunciantes através serviço de chamadas grátis Click to Call para os anunciantes aderentes. Permite ainda localizar facilmente a sua empresa através do serviço de mapas associado, que infelizmente nem sempre é o mais preciso.
Outra sugestão é o Google Maps. Agora em português, a plataforma de localização da Google permite que as empresas coloquem os seus negócios no mapa permitindo uma listagem gratuita das mesmas.
Acedendo ao Centro de Negócios Local, a área de registo na plataforma, as empresas poderão criar a sua listagem, onde introduzem a morada, horário de funcionamento e, quem sabe, fotografias oi vídeos do seu espaço ou dos produtos que comercializam.
A esta ferramenta somam-se as capacidades do AdWords. Através deste sistema, pode ligar certas palavras de pesquisa a um anúncio no ecrã, assim duplicar a sua visibilidade.
À semelhança do Google Maps existem outras plataformas da mesma natureza. É o caso do Live Search Maps da Microsoft, que recentemente alargou a sua presença em Portugal através de parcerias com entidades nacionais. Para a utilizar tem de se registar e colocar novas entradas nos mapas, que direccionem o utilizador para a sua empresa.
Este serviço, que ainda não inclui todas as funções para Portugal, está concebido para suportar visualizações 3D dos espaços comerciais inseridos no directório.
Para já, pode identificar a sua empresa personalizando um mapa com o nome, morada, telefone, email ou outras informações antes de o enviar por email ou de publicar na sua página empresarial.
Para isso deve procurar a localização do seu negócio, ampliar o mapa da rua e activar a ferramenta de marcador. Depois deve clicar com o botão esquerdo do rato no local exacto e preencher o formulário com as informações que quer disponibilizar. Após finalizar estes processos terá um destaque com as informações da sua empresa no mapa.
Lembre-se que este canal é visto por mais de 24 milhões de utilizadores todos os meses e pode ser um excelente ponto de partida para os seus negócios.
![](http://imgs.sapo.pt/gfx/461476.gif&W=700&H=350&crop=center&tv=2)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Wuthering Waves apresenta um mundo aberto e mecânicas semelhantes a Genshin Impact -
Site do dia
Descubra quem é no Instagram num roast personalizado para “picar” mas fazer rir -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários