Dependendo do grau de especificidade que procura nos resultados, procurar determinada informação pode revelar-se uma tarefa bastante complicada, face ao elevado número de resultados que irão, muito provavelmente, surgir.

Existem, contudo, algumas dicas que poderão ajudar a limitar ou a especificar o volume de sugestões apresentadas pelos motores de busca, pequenos truques que resultarão, com certeza, em pesquisas mais "rentáveis", que o TeK reúne nesta Sugestão.

É apenas uma lista de alguns exemplos, tirados das "ajudas" dos próprios motores de busca, que os nossos leitores são desde já convidados a completar com os seus próprios "recursos".

Os conselhos deixados dizem respeito à chamada "pesquisa geral",uma vez que os internautas também podem especificar os resultados de busca recorrendo às ferramentas de "pesquisa avançada".

Maiúsculas vs. minúsculas

Fique a saber, que os motores de busca fazem algum tratamento às palavras-chave que se introduzem na caixa de pesquisa. É o caso do SAPO, que não faz distinção entre maiúsculas ou minúsculas e onde o uso de acentuação é indiferente. Ou seja, "EdUcação" é o mesmo que "EdUcacao" ou "educacao".

O mesmo acontece no Google, e na maior parte deste tipo de recursos, onde não há necessidade de plurais e maiúsculas, já que o serviço faz uma pesquisa por todas as variações da palavra pesquisada.

Pesquisar nomes

No entanto, se procura nomes, em alguns motores de busca pode ser conveniente usar a primeira letra em maiúscula, pois ao fazer uma busca, por exemplo, por "carlos serra", pode obter, na mesma medida, resultados relacionados com as serras existentes no país.

Quando procurar um nome com sobrenome, use vírgulas entre os mesmos para que as sugestões resultantes sejam mais precisas. Ex: "António, Silva", no lugar de "antónio silva".

Pesquisar através de um site

Se procura um livro em determinada loja online ou um artigo de um jornal nem sempre é necessário entrar no site. Através do Google, por exemplo, é possível fazer a pesquisa directa ao escrever o que se procura e o site onde se pretende fazer a pesquisa. Por exemplo: 'saramago:fnac.pt'

Utilizar aspas para tornar a pesquisa mais precisa

Utilizar as aspas nos termos pesquisados significa que o motor de busca irá verificar as ocorrências que apresentam a exacta frase ou expressão escrita. Esta funcionalidade é especialmente útil quando se fazem pesquisas de letras de uma música, nomes de pessoas ou certas expressões que incluem palavras muito comuns.

Definições

Quando pretende obter uma definição de determinado termo a partir de um conjunto de fontes online, em determinados motores der busca resulta melhor se escrever a expressão seguida da palavra "definição".

Inclua e exclua palavras

De modo a certificar-se de que uma palavra é sempre incluída nas suas pesquisas pode recorrer ao sinal de adição (+) antes da palavra-chave (sem espaços) na caixa de pesquisa. O contrário também é possível: usar o sinal de subtracção (-) para garantir que uma palavra seja posta de parte.

Either/Or

Quando está interessado em pesquisar por diferentes alternativas, alguns motores de busca, como o da Yahoo, permitem usar o termo em inglês "OR" para mostrar resultados mais específicos, que terá de ser escrito em letras maiúsculas, a separa as palavras. Ex. "surf OR biking em portugal"

Pesquisa de ficheiros

Procura por um tipo de ficheiro específico? Acrescente a extensão do ficheiro ao termo a pesquisar para localizar os ficheiros com essa extensão. Ex: PDF.