Além da habitual correção de bugs, o Android N passou a integrar a nova API Vulkan, para reproduzir conteúdos em 3D com o consumo de menos recursos.

 Traz também a possibilidade de ter atalhos que permitirão executar algumas ações em apps nativas ou de terceiros, com comandos predefinidos. Um exemplo pode ser um link direto que abre uma janela de email para envio de uma nova mensagem ou abrir o Google Maps para determinada morada.

Outra das novidades mais comentadas é a disponibilização de novos emojis, com suporte ao Unicode 9, a versão mais recente da norma internacional para os emojis e que, sublinha a Google, terão um aspeto muito mais humano graças ao novo design, que também inclui diferentes tonalidades de pele.

Além disso, também há novos “bonecos”, em representação das populares selfies, das forças policiais, do disco dance ou do ciclismo, entre outros.

A segunda beta do Android N já está disponível para utilizadores registados. A primeira tinha sido disponibilizada há cerca de um mês. O lançamento da versão final do futuro sistema operativo móvel ainda não tem data definida, mas só deverá acontecer a partir da segunda metade do ano.