A apenas alguns dias do início da sua conferência anual de programadores, a Google decidiu antecipar novidades com o lançamento de uma nova aplicação. Chama-se Spaces e chega para agilizar os processos de partilha de conteúdos online entre grupos de amigos e colegas de trabalho até porque, como escreve a empresa, "partilhar com grupos não é fácil". 

Com a Spaces, a tecnológica vai tentar suprimir alguns dos fatores que tornam os canais de partilha existentes pouco práticos. Do "saltar entre aplicações para copiar e colar links" às recorrentes dispersões entre assuntos aleatórios, a Google quer eliminar tudo o que possa perturbar o processo de partilha entre várias pessoas com uma aplicação dedicada a esse processo.
Para utilizar a aplicação basta criar um grupo de partilha sobre qualquer que seja o tópico em discussão e convidar amigos para se juntar, seja através de e-mail, redes sociais ou mensagem. Para tornar desnecessário o recurso a outras aplicações, a app tem vários serviços como YouTube, Chrome e Google Search, integrados para permitir uma pesquisa mais rápida. 

Outra das funcionalidades é o destaque dos anexos que são partilhados durante a conversa. Cada vez que se gerar um debate em torno de uma imagem, PDF ou hiperligação, o ecrã divide-se ao meio para apresentar uma pré-visualização do documento ao mesmo tempo que a conversa de grupo continua a correr na outra metade do ecrã. Caso queira procurar um anexo que tenha sido partilhado há algum tempo, basta utilizar o arquivo de anexos que a Spaces disponibiliza individualmente em cada grupo de partilha que tenha aberto.

A aplicação vai ser disponibilizada esta segunda-feira para Android, iOS e desktop e, de acordo com o comunicado no blog da Google, será uma das principais ferramentas de trabalho durante o Google I/O que começa esta quarta-feira.