O resumo da semana junta aplicações de produtividade, redes sociais e sugestões que envolvem muitas e muitas fotos, novas ou com novidades associadas.

Pode ver ou rever essas sugestões destacadas pelo TeK ao longo dos últimos dias já a seguir, percorrendo as próximas páginas.

 

Facebook quer ajudar a gerir a agenda de eventos com nova app

É mais um capítulo na história de “separação de serviços” promovida pelo Facebook, desta vez com o lançamento de uma app dedicada aos eventos.

Depois do Messenger, o Facebook anunciou uma nova aplicação "independente". Como o próprio nome indica, a Events está relacionada com a gestão de eventos e acompanhamento da “agenda social” dos seus utilizadores.

A app reúne num único lugar todos os eventos para os quais o utilizador está convidado, aqueles onde já confirmou presença ou demonstrou interesse, e também os eventos em que os amigos vão comparecer, assim como as páginas gostadas que têm eventos programados, explica o Facebook.

Até agora algo muito idêntico ao que acontece na “versão Web”, poderá dizer. Aquela que é destacada como a mais valia mobile tem a ver com a apresentação de um mapa interativo que mostra os eventos que estão a acontecer nas proximidades, algo que pode ser interessante para o utilizador durante uma viagem, por exemplo.

Por enquanto, a novidade está restrita a dispositivos iOS - e nos Estados Unidos -, mas a rede social garante que há uma versão para utilizadores Android a caminho.

Veja a próxima app

 

 

Workplace: a rede onde o "social" e o "profissional" andam lado a lado

A rede social do Facebook dedicada ao local de trabalho já anda aí. Chama-se Workplace, pretende mobilizar as equipas empresariais e os negócios e a partir de agora está disponível para todas as empresas que queiram interconectar os seus funcionários.

Como o TeK já tinha noticiado no final de setembro, a plataforma social para o meio empresarial já estava “na calha”, disponível para alguns parceiros do Facebook durante o último ano.

Na altura, esta rede era designada por Facebook at Work. Agora que foi aberta a todas as empresas, foi rebaptizada com o nome Workplace e, segundo informações oficiais, já mais de 1.000 empresas fazem parte deste novo ecossistema.

O Workplace foi buscar algumas das funcionalidade que fazem do Facebook a maior rede social do mundo, como o News Feed, a possibilidade de criação de Grupos e a ferramenta Direto.

Mas esta nova rede foi “adornada” com novas funcionalidades, como por exemplo ferramentas de analítica e capacidade de integração com sistemas que a organização já opere. Ainda, esta nova rede permite que funcionários e gestor possam, por exemplo, realizar reuniões mesmo quando se encontram em lados opostos do planeta.

Adicionalmente, o Workplace está munido da funcionalidade Grupo Multi-Empresa, que permite que colaboradores de empresas distintas possam cooperar de forma mais próxima, expedita e eficaz.

Esta app está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima app

 

 

Sprayscape da Google: uma tentativa (falhada) de uma app de fotografia

Esta nova app da Google pretende ser um casamento entre a realidade virtual e a fotografia. Mas o facto é que as reações não são as melhores e alguns utilizadores questionam-se sobre a razão que levou a empresa de Mountain View a criar uma aplicação como esta.

A Sprayscape é uma app gratuita que foi desenhada para Android, embora informações não confirmadas indiquem que esteja a ser adaptada ao iOS.

Recorre ao giroscópio do smartphone para captar fotografias do ambiente que circunda o utilizador. As imagens só são captadas enquanto o ecrã estiver a ser pressionado, tal como quando se prime a válvula de dispersão de uma lata de aerossol – daí o nome Sprayscape.

A Google descreve esta app como sendo uma app de realidade virtual “perfeitamente imperfeita” de captura de imagens.

Neste seguimento, vale a pena notar que a app não está a ser bem recebida pelos utilizadores e os comentários publicados no Google Play refletem esse descontentamento.

A grande maioria das opiniões aponta que as imagens captadas não têm qualidade. O CNET, quanto a esse aspecto, diz que a app não permite fazer focagem do que está diante da câmara, pelo que os resultados não são os mais satisfatórios.

Experimente a app você mesmo e teça as suas próprias conclusões.

 

Veja a próxima app

 

 

Snapchat adiciona listas de reprodução para evitar "maratonas de snaps"

A aplicação está a reformular o feed de histórias com algumas alterações importantes. Uma delas é a possibilidade de selecionar várias histórias para reproduzir em sequência e, assim, evitar uma autêntica maratona pelos snaps de todos os contactos.

A nova atualização do Snapchat trouxe de volta algumas das velhas características da aplicação e reorganizou uma secção que há não muito pouco tempo retirou o protagonismo dos utilizadores para o dar às marcas.

As maiores mudanças foram feitas na secção de histórias onde os snaps dos contactos voltaram a figurar no topo da página, relegando os destaques diários das publicações que ali reservam um espaço para segundo plano.

No entanto, a alteração que mais se destaca é outra. Com a crescente popularidade da app, tornou-se comum ter dezenas de contactos com dezenas de snaps a surgir num feed que automaticamente se reproduzia em sequência. Isso mudou.

Agora, se preferir evitar um interminável e consequentemente aborrecido serão em frente ao ecrã do telemóvel, pode selecionar um grupo de histórias a que pretende assistir e clicar no play para as reproduzir. As não selecionadas não são reproduzidas e ficam a "aguardar atenção" sem o incomodar.

O Snapchat é uma aplicação gratuita e está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima app

 

 

 

E agora o Periscope também já não depende só do telemóvel

É verdade que o mobile por ser o futuro, como todos os analistas referem, mas ainda há muito presente a explorar noutras plataformas e por isso mesmo o Periscope criou o Periscope Producer.

O objetivo é que produtores de vídeo "tradicionais" possam usar os meios de captura de imagem de maior qualidade para captar e reproduzir imagens, sem terem de recorrer apenas aos telemóveis, ainda com capacidades limitadas.

No seu blog, a equipa do Periscope explica que a abertura a outras fontes profissionais de produção de vídeo tinha estado sempre nos planos do Periscope, oferecendo aos utilizadores outros tipos de conteúdos que podem ver em direto, e prometem que haverá cada vez mais casos no Periscope e no Twitter.

A aplicação de streaming de video em direto chegou aos 10 milhões de utilizadores em apenas 4 meses e foi comprada pelo Twitter em 2015. Além dos telemóveis tem também um canal web, o Periscope.tv, onde é possivel ver os vídeos que originalmente só passavam nos iPhones e smartphones Android.

Para aderirem ao Periscope Producer os produtores devem inscrever-se no site.

No telemóvel a aplicação para os simples mortais continua a ser gratuita e está disponível para as plataformas iOS e Android.

 

 

Veja a próxima app

 

 

Inteligência artificial da Google vai contagiar mais uma app: a Google Photos

A Google continua a apostar na IA. Desta vez, a tecnologia vai ser utilizada para reconhecer imagens e criar GIFs automáticos, álbuns de memórias passadas, entre outras coisas.

A gigante tecnológica está a disponibilizar uma nova atualização para a Google Photos, uma das suas aplicações mais populares.

Com esta nova versão, que começou a ser lançada na passada quarta-feira, a app fotográfica da Google vai passar a contar com um conjunto de novas funcionalidades articuladas com um sistema de machine learning.

Na prática, esta nova atualização vai permitir a criação autónoma de GIFs através da deteção de movimentos mais expansivos nos vídeos gravados; a descoberta mais intuitiva de momentos passados; o destaque automático dos melhores momentos mais recentes; e o alinhamento autónomo das fotografias que estiverem mais tortas. O sistema de IA vai funcionar autonomamente sobre estas opções e sugerir que interaja com os resultados através dos já conhecidos Google Cards.

As novas funcionalidades vão ficar disponíveis na versão iOS, Android e web da app que é totalmente gratuita.

Quantas das nossas sugestões instalou? A partir de amanhã há mais propostas.