No ano passado o sistema operativo Android teve duas vezes mais downloads do que o ‘rival’ iOS. Um valor positivo para a Google, apesar de ser necessário ter em conta que existem mais utilizadores do Android - na última contagem oficial eram 1,4 mil milhões.

O Android teve em 2015 um crescimento maior do que o iOS neste ponto de análise, já que no ano anterior o número de downloads feitos a partir do software da Google ‘só’ era 60% superior ao concorrente. Os mercados emergentes como a Índia, Rússia e Turquia estão a contribuir para esta maior liderança do Android

[caption][/caption]

Mas é o iOS quem leva para casa o título de sistema operativo móvel que mais receitas gera: em 2015 o software da Apple foi responsável por 75% do dinheiro gerado através de aplicações móveis. Neste segmento a marca da maçã tem contado com a preciosa ajuda do mercado chinês, que sozinho foi responsável por um aumento de 20% dos downloads no iOS.

[caption][/caption]

A consultora partilhou ainda uma lista dos países que mais downloads de aplicações fizeram e as categorias de apps que são mais populares em cada sistema operativo.

Para este ano a App Annie acredita que ainda há espaço para crescer na economia das aplicações móveis. “A penetração de dispositivos mantém-se relativamente baixa em vários mercados emergentes e os aumentos futuros deverão fortalecer o crescimento dos downloads. As receitas das lojas vão continuar a aumentar à medida que a audiência torna-se maior”, lê-se no relatório.