Descobrir e instalar novas aplicações é uma das formas de dar nova vida aos equipamentos móveis e renovar a sua funcionalidade. E já que acabam por ser o centro de muitas atividades diárias e primeiro ponto de acesso à informação, é bom que estejam bem "afinadinhos".

Esta semana a equipa do Tek preocupou-se com a diversidade e com os temas do momento. A visita do papa, a antecipação de mais um fim de semana de Futebol em que se poderia decidir o campeão da época e mesmo o festival da Eurovisão estiveram no nosso radar, assim como os impostos e a aproximação do prazo final do IRS. E, sem novidades, há uma app para isso.

Siga as nossas sugestões e veja as apps que experimentámos esta semana para iPhone e iPad e também para equipamentos com Android e Windows. Vai ver que encontra aplicações úteis para renovar a energia do seu equipamento.

Todas as tarefas alinhadas com a app Microsoft To Do

No ritmo acelerado do dia a dia por vezes não é fácil manter as tarefas escolares, profissionais e pessoais listadas e com metas definidas.
A aplicação Microsoft To Do foi pensada com este propósito e faz a ligação entre as aplicações que tem no smartphone ou no computador, bastando para isso manter a conta Microsoft ativa.

Através da app é possível definir uma calendarização para as tarefas rotineiras, tenham elas uma periodicidade diária, semanal ou mensal, mas também pode definir tarefas ocasionais, com lembretes e datas para completar os objetivos. Os lembretes são úteis para quem não se quer esquecer de nada.

A aplicação segue a metodologia GTD (Getting Things Done) de David Allen para criar uma lista de objetivos no futuro ou dar seguimento. O que é válido para ações que quer realizar na próxima semana ou metas definidas a cinco anos, por exemplo.

A app está disponível de forma gratuita para Android, iOS e Windows.

Próxima aplicação:

Nova app das finanças leva o IRS aos smartphones de todos os contribuintes

A aplicação simplifica o processo de entrega da declaração automática do IRS nos smartphones através de uma interface adaptada aos terminais móveis.

A Autoridade Tributária (AT) anunciou esta terça-feira o lançamento de uma nova aplicação móvel que vai simplificar a entrega da declaração automática do IRS nos smartphones.

A app é gratuita, está disponível para Android e iOS, e consiste numa interface adaptada a terminais móveis que reproduz o novo portal para a entrega desta declaração.

De acordo com a Autoridade Tributária, para além dos contribuintes que estejam abrangidos pelo regime do IRS automático, a app pode também ser utilizada para consultar o estado da sua declaração de 2016.

Este "é mais um passo no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais", escreve a autoridade em comunicado.

Próxima aplicação:

Já pode carregar fotos no Instagram sem ter a aplicação instalada no smartphone

Até ao momento, a app para iOS e Android era a única vertente da rede social que permitia publicar fotos. Agora junta-se o site mobile. E não, o computador ainda não é uma hipótese.

A nova funcionalidade da versão do Instagram.com para telemóvel foi adicionada no início desta semana e pretende proporcionar uma experiência mais completa aos utilizadores da rede social, independentemente do tipo de dispositivo usado, refere o Tech Crunch, que avança a notícia.

Tal será de maior importância para quem usa um smartphone mais antigo, e por isso tenha maior dificuldade em lidar com aplicações mais pesadas.

Ao contrário do que o que acontece na app, as possibilidades disponibilizadas com a nova função não vão muito além. Permitem a escolha da imagem, o redimensionamento no formato quadrado ou mais em altura e apenas isso: não há os populares filtros para aplicar. Os passos finais compreendem a adição de legenda e a publicação.

Até agora, quem acede ao site através do seu telefone ou tablet só podia ver o feed de imagens das pessoas que segui, gostar delas, seguir outros utilizadores, pesquisar e ver as notificações.

Continua a não ser possível carregar vídeos, assim como aceder à caixa de mensagens Direct ou às Stories.

A novidade no site mobile também não se traduz na mesma mais-valia para a versão desktop: apesar das mudanças anunciadas recentemente, o carregamento de imagens ainda não é uma possibilidade.

Próxima aplicação:

E que tal entrar em campo e escolher o melhor Golo do Ano?

O campeonato português está quase a terminar e o Campeão está decidido mas ainda há tempo para ver ou rever todos os lances e golos marcados nas várias jornadas. A melhor parte é que pode ajudar a decidir, jornada a jornada, quais os melhores.

Para além de instalar a app, que está disponível para dispositivos iOS e Android, cada utilizador tem de se registar antes de começar a votar. E depois pode ver todos os vídeos e "aplicar" 3 votos em cada jornada, ou juntar todos esses votos e colocá-los todos no mesmo golo, da sua equipa ou jogador preferido.

No final do campeonato o golo que receber mais votos é eleito como Golo do Ano e terá direito a um prémio do SAPO.

A app acaba de ser lançada e está disponível para download gratuito na App Store para iPhone e iPad, e na Google Play para dispositivos Android.

Próxima aplicação:

Proteja o seu smartphone das ameaças cibernéticas com esta app da Kaspersky

É um antivírus gratuito e premiado no segmento dos smartphones que lhe garante proteção a vários níveis: em navegação online, contra intrusões, roubos ou contactos indesejados.

No rescaldo do ataque informático internacional que chegou a afetar empresas e organizações em mais de 70 países, o Tek sugere-lhe uma aplicação para assegurar a proteção dos seus equipamentos móveis.

Disponível para Android, a Kaspersky Antivirus & Security oferece proteção transversal a vários dispositivos, como tablets, smartwatches e smartphones com várias funcionalidades que lhe garantem a segurança do seu sistema e a privacidade das suas comunicações.

Com tecnologia antirroubo, a app permite-lhe controlar o seu equipamento remotamente em caso de furto ou extravio através de uma interface ou comandos por SMS. Fica assim possível bloquear o smartphone, restringir o acesso a informações, eliminar dados e fotografar a pessoa que o está a utilizar no momento. E tudo isto à distância.

É também possível ocultar chamadas, mensagens e aplicações de olhares curiosos. Com esta app da Kaspersky pode restringir o acesso a várias partes do seu sistema a todos os outros que pegam no seu smartphone para além de si.

Os filtros de chamadas e SMS garantem o bloqueio de comunicações não solicitadas, tal como publicidade e outros contactos.

Em navegação, a Kaspersky bloqueia sites e links maliciosos.

E para além de tudo isto, claro, a app oferece-lhe um antivírus gratuito já várias vezes premiado no segmento dos smartphones.

Próxima aplicação:

Aplicação orienta peregrinos na visita do Papa Francisco este fim-de-semana

O Santuário de Fátima tem uma nova app gratuita que condensa todas as informações úteis para os que marcaram presença na Cova da Iria nos últimos dias.

Foi criada uma aplicação que pretendia facilitar a vida a todos aqueles que visitaram o Santuário de Fátima durante este fim-de-semana. Disponível para Android e iOS, a app, que tem o mesmo nome do espaço que recebeu o Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio, pode ser descarregada gratuitamente.

O objetivo desta plataforma era levar até aos peregrinos todas as notícias, horários e alertas sobre o evento através de uma interface simples e intuitiva. A isto junta-se também um mapa interativo onde é possível consultar todos os pontos de interesse na Cova da Iria e o programa completo da visita do sumo pontífice.

A app foi desenvolvida pela Digiconsult e pela Innovation Makers,