A Polícia de Segurança Pública (PSP) utilizou hoje a sua página oficial no Facebook para divulgar uma imagem que resume os sete principais cuidados de segurança que todos os jogadores de Pokémon Go devem ter quando estão a utilizar a app que está a revolucionar o mundo dos jogos para smartphone.

E este original anúncio surge numa altura em que a faturação gerada pelo título, até agora, já superou todo o restante mercado de jogos móveis. Em Portugal, o total de downloads apresentado vai já acima de 1,1 milhões e um olhar atento por parte do TeK permitiu constatar que em apenas algumas horas este número subiu mais de 10 mil downloads – e estamos a falar apenas da Google Play e da versão para Android. Na loja de apps para iOS, por sua vez, é Pokémon Go que lidera o ranking de descargas, é certo, apesar de não ser possível confirmar números. Mas facilmente se confirma assim que os utilizadores do jogo são já bem mais de um milhão e se prevê que os números totais deverão andar perto do dobro.   

“Apanhem-nos em segurança”

É assim que é lançado o referido resumo de cuidados de segurança sugeridos pela PSP no Facebook, sendo que uma das passagens mais importantes alerta para facto de o utilizador não poder “esquecer-se que ainda está no mundo real”, isto “entre desafiantes batalhas, treinos muito duros e difíceis capturas”.

No momento de redação deste artigo, o post em causa no Facebook da PSP contava já com 8.500 reações por parte dos seus seguidores e 392 comentários, a maior parte deles a dar os parabéns à força de segurança pelo modo original como está a alertar a comunidade Pokémon Go para as consequências que podem advir da utilização do jogo. Entre elas são referidas “incidentes, lesões graves e até alguns crimes cometidos”, referiu-se neste último caso ao recurso a pokestops falsos para invasão de propriedade alheia.

Eis a lista dos sete cuidados de segurança avançados pela PSP:

- Esteja sempre atento ao que o rodeia;
- Observe o meio envolvente;
- Não cace sozinho, cace em grupo ou aos pares (…);
- Não utilize a app enquanto conduz (…);
- Não entre em propriedade alheia ou áreas de acesso restrito, é crime;
- Alerte os mais jovens para não interagirem com estranhos;
- Tenha especial atenção a aplicações relacionadas com o jogo, pois podem conter malware e comprometer a segurança de dados pessoais.

Metade das receitas totais em apenas um dia…

Segundo dados recolhidos pela empresa norte-americana Slice Intelligence, as compras integradas em Pokémon Go superaram já todo o restante mercado de jogos para smartphones e tablets Android e iOS. Mais: a mesma fonte mostra que o dia 10 de julho foi determinante na folha de faturação do jogo: Pokémon Go foi o responsável por 47% das receitas totais do mercado de jogos móveis nesse dia.

Mas há ainda outras duas conclusões algo surpreendentes e que ajudam a reforçar o estatuto de fenómeno que o jogo já ostenta. A primeira prende-se com o facto de 52% dos utilizadores que fazem compras integradas dentro da app terem entre 18 e 34 anos, o que contraria a ideia de que apenas crianças e adolescente jogam Pokémon Go.

A segunda conclusão mostra que a estratégia de compras integradas escolhida pela Niantic é a mais acertada, pois 53% dos jogadores que fizeram agora pelo menos uma compra integrada em Pokémon Go tinham apenas realizado uma aquisição do género nos últimos seis meses.