A Polícia de Segurança Pública (PSP) utilizou hoje a sua página oficial no Facebook para divulgar uma imagem que resume os sete principais cuidados de segurança que todos os jogadores de Pokémon Go devem ter quando estão a utilizar a app que está a revolucionar o mundo dos jogos para smartphone.

E este original anúncio surge numa altura em que a faturação gerada pelo título, até agora, já superou todo o restante mercado de jogos móveis. Em Portugal, o total de downloads apresentado vai já acima de 1,1 milhões e um olhar atento por parte do TeK permitiu constatar que em apenas algumas horas este número subiu mais de 10 mil downloads – e estamos a falar apenas da Google Play e da versão para Android. Na loja de apps para iOS, por sua vez, é Pokémon Go que lidera o ranking de descargas, é certo, apesar de não ser possível confirmar números. Mas facilmente se confirma assim que os utilizadores do jogo são já bem mais de um milhão e se prevê que os números totais deverão andar perto do dobro.   

“Apanhem-nos em segurança”

É assim que é lançado o referido resumo de cuidados de segurança sugeridos pela PSP no Facebook, sendo que uma das passagens mais importantes alerta para facto de o utilizador não poder “esquecer-se que ainda está no mundo real”, isto “entre desafiantes batalhas, treinos muito duros e difíceis capturas”.

No momento de redação deste artigo, o post em causa no Facebook da PSP contava já com 8.500 reações por parte dos seus seguidores e 392 comentários, a maior parte deles a dar os parabéns à força de segurança pelo modo original como está a alertar a comunidade Pokémon Go para as consequências que podem advir da utilização do jogo. Entre elas são referidas “incidentes, lesões graves e até alguns crimes cometidos”, referiu-se neste último caso ao recurso a pokestops falsos para invasão de propriedade alheia.

Eis a lista dos sete cuidados de segurança avançados pela PSP:

- Esteja sempre atento ao que o rodeia;
- Observe o meio envolvente;
- Não cace sozinho, cace em grupo ou aos pares (…);
- Não utilize a app enquanto conduz (…);
- Não entre em propriedade alheia ou áreas de acesso restrito, é crime;
- Alerte os mais jovens para não interagirem com estranhos;
- Tenha especial atenção a aplicações relacionadas com o jogo, pois podem conter malware e comprometer a segurança de dados pessoais.

Metade das receitas totais em apenas um dia…

Segundo dados recolhidos pela empresa norte-americana Slice Intelligence, as compras integradas em Pokémon Go superaram já todo o restante mercado de jogos para smartphones e tablets Android e iOS. Mais: a mesma fonte mostra que o dia 10 de julho foi determinante na folha de faturação do jogo: Pokémon Go foi o responsável por 47% das receitas totais do mercado de jogos móveis nesse dia.

Mas há ainda outras duas conclusões algo surpreendentes e que ajudam a reforçar o estatuto de fenómeno que o jogo já ostenta. A primeira prende-se com o facto de 52% dos utilizadores que fazem compras integradas dentro da app terem entre 18 e 34 anos, o que contraria a ideia de que apenas crianças e adolescente jogam Pokémon Go.

A segunda conclusão mostra que a estratégia de compras integradas escolhida pela Niantic é a mais acertada, pois 53% dos jogadores que fizeram agora pelo menos uma compra integrada em Pokémon Go tinham apenas realizado uma aquisição do género nos últimos seis meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.