As aplicações Lite para Android são utilizadas em equipamentos mais modestos, com menos funcionalidades e mais leves para que todos possam utilizar as suas opções principais. A Meta vai descontinuar a aplicação Messenger Lite para os smartphones Android a partir do dia 18 de setembro. Os novos utilizadores já não podem fazer o download da aplicação da loja, mas caso já a tenha usado pode continuar a instalar até à data de encerramento.

Quando abrem a versão Lite do Messenger, os utilizadores são prontificados para fazer o download e utilização da aplicação principal. A confirmação do encerramento da aplicação foi dada ao TechCrunch por um porta-voz da Meta: “Desde o dia 21 de agosto, as pessoas que utilizam a aplicação do Messenger Lite para Android vão ser reencaminhadas para o Messenger ou Facebook Lite para enviar e receber mensagens”.

O Messenger Lite foi introduzido em 2016 e apenas oferece as funcionalidades principais da aplicação para poupar espaço de armazenamento, mas também o processamento do equipamento. A versão iOS do Messenger Lite já tinha sido descontinuada em 2020.

Estima-se que a aplicação tenha sido descarregada 760 milhões de vezes a nível global, segundo dados da data.ai citados pelo TechCrunch. A Índia é o país que mais utiliza esta versão, seguindo-se o Brasil e Indonésia. Os Estados Unidos surgiam em oitavo da lista do total de downloads.

É ainda referido que o Messenger vai abandonar o suporte a SMS no dia 28 de setembro. E que até ao final do ano vai ser introduzido encriptação ponta-a-ponta na aplicação de mensagens para tornar as conversas entre os utilizadores mais segura.