A maior rede social do mundo está a procurar fortalecer a sua pegada nos países menos desenvolvidos e nos mercados emergentes, procurando concretizar a sua ambição de conectar o mundo inteiro.

Esta também pode ser uma forma de mitigar os efeitos que a estagnação, em termos de apps de chat, que se tem observado nos países desenvolvidos possa ter sobre o negócio da empresa, com a expansão para mercados pouco explorados.

Lançada no domingo, dia 2 de outubro, a app Messenger Lite para Android foi especialmente criada para países onde existe uma predominância de dispositivos Android e onde são notórias as falhas nas infraestruturas de conectividade, segundo o Facebook.

Numa primeira fase, a esta versão Lite será lançada no Sri Lanka, no Quénia, na Tunísia, na Malásia e na Venezuela. A rede social avança que a app chegará a outros países ao longo dos próximos meses.

A aplicação permite enviar imagens, texto e hiperligações a quem tiver Messenger ou Messenger Lite. Esta última tem um tamanho inferior a 10MB, comparativamente aos cerca de 28MB da versão original.