A tecnologia E Ink tem vindo a ser utilizada sobretudo nos ecrãs de leitores de livros digitais, mas também pode trazer mais possibilidades de personalização, como demonstra uma nova solução da Infinix, que muda a cor do smartphone num piscar de olhos.

A marca, que pertence à chinesa Transsion, afirma que a E-Color Shift, que levou para a CES 2024, permite transformar o aspecto do painel traseiro, mantendo cores vibrantes sem “pesar” no consumo de energia do equipamento.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A solução recorre à tecnologia E Ink Prism 3, que usa microestruturas com partículas de cor que carregam cargas positivas e negativas, explica a Infinix. Quando são aplicadas diferentes voltagens, o campo elétrico no interior das microestruturas altera-se, resultando na movimentação e apresentação das partículas de cor correspondentes.

Veja o vídeo 

Segundo Liang Zhang, diretor-geral adjunto da Infinix, a criação faz parte das ambições da marca em desenvolver soluções que apelem à Geração Z. A marca está já a preparar mais opções de personalização da E-Color Shift com uma aplicação própria.

Através dela será possível mudar o aspecto de até 60 zonas específicas no painel traseiro, com cada uma a suportar várias cores, mas também apresentar informação como hora ou “estado de espírito”.

TCL aperfeiçoa tecnologia NXTPAPER e importa mais qualidade para ecrãs de tablets e da nova série de smartphones
TCL aperfeiçoa tecnologia NXTPAPER e importa mais qualidade para ecrãs de tablets e da nova série de smartphones
Ver artigo

A propósito de E Ink, a tecnologia NXTPAPER da TCL conta com algumas semelhanças a esta solução. Recorde-se que, em antecipação à CES 2024 a marca apresentou a mais recente versão, que promete maior proteção e conforto para a vista, sem comprometer a qualidade da imagem e que já foi integrada nos ecrãs de dois novos tablets.

Para lá de smartphones que mudam de cor, a Infinix também levou na "mala" para a CES duas novidades no carregamento e baterias de smartphones.

A primeira, que toma o nome AirCharge, promete facilitar os carregamentos sem fios, assegurando que as baterias estão a receber energia mesmo quando o smartphone está a uma distância de até 20 centímetros e em ângulos de até 60 graus. á a segunda, chamada Extreme-Temp Battery, é uma bateria que, segundo a marca, consegue operar em temperaturas tão baixas quanto 40°C negativos.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.