Em 2023 a TCL já deu um salto importante na tecnologia de ecrãs para smartphones e tablets, mas a empresa continua a apostar no desenvolvimento da tecnologia NXTPAPER e tem agora novidades com a versão 3.0, que garante maior proteção e conforto para a vista, sem comprometer a qualidade da imagem.

Para a CES 2024, que começa amanhã em Las Vegas, nos Estados Unidos, a TCL traz um novo portfólio de produtos da gama de mobilidade, com dois novos tablets que já integram a tecnologia NXTPAPER 3.0, e ainda a nova gama de smartphones TCL 50 com alguns modelos exclusivos para o mercado norte americano.

A conferência de imprensa online começa agora e pode ser acompanhada através do YouTube, mas o SAPO TEK já teve acesso às novidades, através de uma sessão de antecipação reservada a um número restrito de jornalistas onde foi possível conhecer em detalhe os novos equipamentos e a estratégia da TCL. A empresa vai anunciar mais novidades em Barcelona, no MWC24, onde o foco será colocado nos smartphones que vão chegar à Europa, os modelos TCL 50 5G e TCL 50 SE, assim como os tablets e os óculos de realidade aumentada RayNeo X2 e RayNeo X2 Lite que devem ser lançados a nível global no terceiro trimestre deste ano.

Veja as imagens

Stefan Streit, CMO da TCL Mobile, defende que a empresa não quer entrar numa corrida para conseguir as melhores especificações, mas mantém o compromisso de melhorar a vida dos utilizadores, tornando  a tecnologia mais humana e natural. O compromisso continua a fazer-se com a garantia de acessibilidade, o que se reflete nos preços de gama média, onde a TCL mantém o seu foco

A nova geração da tecnologia NXTPAPER consolida os desenvolvimentos dos ecrãs, filtrando a luz azul e garantindo maior conforto para quem lê documentos e usa ecrãs durante longos períodos, mas não compromete a qualidade das imagens a cores e dos contrastes, assim como dos vídeos.  A luz é mais natural e os ecrãs têm menor refração de luz, evitando cintilação que produz mais tensão ocular.

"Vimos muitos dados sobre o conforto ocular [...] Mais de 70% dos utilizadores passam mais de 5 horas em frente a ecrãs e um em cada três tem queixas de stress ocular", explica Stefan Streit.

A tecnologia NXTPAPER 3.0 tira também partido do software para fazer recomendações de adaptação da postura e luminosidade aos utilizadores, procurando contribuir para melhores hábitos na utilização de ecrãs.

Dois novos tablets para diferentes utilizações

É nos tablets que a tecnologia NXTPAPER tem mais impacto, apesar de estar também nos smartphones desde a linha TCL 40, e desta vez a empresa traz para a CES dois novos equipamentos, para diferentes perfis de utilização.

O TCL NXTPAPER 14 Pro é o maior, com um ecrã de 14 polegadas pensado para visualização de conteúdos multimédia, com as vantagens de redução de impacto ocular da versão 3.0 da tecnologia. O interface VersaView 3 em 1 foi atualizado, podendo escolher entre uma funcionalidade de e-reader, com leitura semelhante ao papel, e ainda um interface a preto e branco, ou o modelo "normal"a cores.

TCL NXTPAPER 14 Pro
créditos: TCL

Mais pequeno, e com integração de 5G, o Tab 10 integra também a tecnologia NXTPAPER 3.0 mas foi pensado para mobilidade, com um ecrã de 10 polegadas e a conetividade da nova geração de redes móveis.

TCL TAB 10
créditos: TCL

TCL 50 com 7 modelos diferentes, cinco dos quais exclusivos nos EUA

Não é segredo que a TCL quer conquistar o mercado norte americano e aqui a ligação aos operadores de comunicações móveis é ainda mais importante, o que justifica o desenvolvimento de modelos exclusivos para este país, que não vão chegar à Europa. Dos sete modelos apresentados na CES só o TCL 50 5G e o TCL 50 SE vão ser vendidos em Portugal e no mercado EMEA, mas a data ainda não é conhecida, devendo ser revelada apenas no MWC24, em Barcelona.

O objetivo da TCL é ter uma gama alargada de modelos, desde os equipamentos mais económicos aos que puxam as melhores características da tecnologia, com reforço das câmaras e da qualidade dos ecrãs. O TCL 50 XL NXTPAPER 5G  e o TCL 50 XE NXTPAPER 5G são os primeiros com esta tecnologia a chegar ao mercado norte americano, numa altura em que o TCL 40 NXTPAPER, que já está à venda na Europa, recebeu o Prémio de Inovação CES 2024 para Dispositivos Móveis.

Mas nem só da qualidade de ecrã vivem os novos smartphones da TCL, que também trazem, melhorias nas câmaras e na qualidade de som, baterias maiores e mais RAM para uma experiência mais fluída.

Os preços e datas de comercialização dos dois novos modelos da série 50 na Europa ainda não foram divulgados.

RayNeo em novas versões e possivel chegada ao mercado global

As novidades estendem-se também aos wearables, com uma nova versão lite do RayNeo X2 e uma campanha de crowdfunding para quem quiser comprar a versão original dos óculos de realidade aumentada lançados em 2023.

TCL RayNeo X2
créditos: TCL

Stefan Streit explica que o interesse do mercado chinês, que esgotou todo o stock em apenas 1 hora depois do lançamento, fez com que a empresa não conseguisse alargar a comercialização a nível global.  A TCL vai avançar ainda no primeiro trimestre com uma campanha de crowdfunding global, mas não adiantou muitos pormenores.

Há ainda um novo modelo dos óculos, mais leves. Os RayNeo X2 Lite só pesam 60 gramas e usam o processador Snapdragon AI 1 para fazer tradução em tempo real e apresentar indicações de navegação por voz. Para já o suporte de tradução é apenas para Inglês e Chinês mas a TCL está a trabalhar para integrar as principais línguas, sem excluir da lista o português.

TCL na CES 2024

A imagem foi melhorada para condições de luz externa, com 1.500 nits de brilho, e as câmaras de alta definição fazem também parte do pacote de novidades. Como já acontecia com outros óculos de realidade aumentada anteriores, a TCL deixa em aberto a possibilidade de usar lentes com prescrição médica, que têm de ser encomendados a uma óptica e integrados nos aros do RayNeo X2 Lite.

Ainda não está fechada a data de chegada ao mercado mas a ideia é que possa acontecer no terceiro trimestre de 2024, confirma o CMO da TCL Global.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada depois da apresentação na CES 2024. Última atualização 20h09