O Nothing Phone (2a) é um atualização ao Phone (1), anunciado em 2022, e é mais eficiente e com funcionalidades mais avançadas, embora fique num patamar abaixo do Phone (2), lançado em 2023.

"Acredito que este vai ser o nosso maior sucesso de vendas", afirmou Carl Pei, um dos fundadores da Nothing, durante a apresentação, a primeira feita ao vivo, a partir de Deli, na Índia.

A linguagem de design é semelhante, mantendo o aspecto distintivo do smartphone com as transparências e o Glyph que tem marcado os equipamentos da marca. O ecrã é um AMOLED de 6,7 polegadas com pico de brilho de 1.300 nits, e por dentro está um processador da MediaTek, o Dimensity 7200 Pro, em vez do Snapdragon da Qualcomm que alimenta o Phone (2). O processador traz algumas características interessantes, como o RAM Booster, que junta mais capacidade de memória RAM utilizando espaço de armazenamento, e o Smart Clean, para limpar ficheiros não utilizados.

Durante a apresentação, Akis Evangelidis, um dos fundadores da empresa, sublinha que o novo modelo está muito próximo do primeiro design que a Nothing preparou ainda antes da entrada no mercado, ainda durante a pandemia. 

Veja as imagens

"Queremos criar produtos de que nos orgulhamos, em todas as categorias de preços", explica Carl Pei, lembrando que este é o sexto produto da Nothing e que a marca já vendeu mais de 2,7 milhões de produtos, num mercado muito difícil.

Apesar das semelhanças de design, há diferenças a notar na nova versão. Nas câmaras há um sistema duplo, com uma orientação horizontal que se assemelha a um par de olhos e que tem gerado alguns memes. As câmaras traseiras têm um sensor de 50 MP com um motor TrueLens e algoritmos para melhorar o resultado final. Na câmara frontal, para selfies, o sensor é de 32 MP.

A bateria é de 5.000 mAh que a Nothing diz que dura até dois dias, e que foi melhorada em relação à integrada no Phone (1) em termos de longevidade e aquecimento.

Veja o vídeo com a apresentação do Nothing Phone (2a) 

Naturalmente a Nothing mantém o sistema operativo Nothing OS, que é um dos grandes responsáveis pela diferenciação do telefone, com base no Android mas com um interface único. O Nothing OS 2.5 é baseado no Android 14 e garante três anos de atualizações e quatro de updates de segurança.

O mais interessante acaba por ser a conjugação das características técnicas, que são de gama média, e o preço. O Nothing Phone (2a) está disponível hoje para pré encomendas e os preços começam nos 349 euros para a versão de 8GB de RAM e 128 GB de armazenamento, enquanto a versão de 12GB de RAM e 256 GB de armazenamento custa 399 euros. Os smartphones chegam às lojas a 12 de março.

Em Portugal os smartphones da Nothing estão com a FNAC, Radio Popular, PC Diga e NOS, mas a empresa diz que está a trabalhar para juntar mais parceiros à lista, e que as vendas estão a correr acima das expectativas, mas sem partilhar números.

Vídeos respondem a críticas... mesmo as mais negativas

Nas últimas semanas não faltaram rumores e imagens do design do Nothing Phone (2a) partilhadas online, e a própria empresa fez um "unboxing" no MWC24 em Barcelona, mas sem revelar detalhes. 

A própria empresa foi partilhando alguns detalhes, e vídeos que mostram as opções no novo modelo, incluindo uma "imersão" na área de design com o seu fã número 1.

Veja o vídeo com Maximilian, o maior fã da Nothing e aspirante a designer

E a estratégia de marketing tem-se mostrado imbatível. Há até um vídeo de Carl Pei e de engenheiros e designers da Nothing a comentar as críticas negativas que foram partilhadas na internet depois das primeiras fugas de informação.

Veja o vídeo