Este ano a Samsung deverá introduzir no mercado a sexta geração de smartphones com ecrãs dobráveis. As linhas Z Fold e Z Flip poderão contar com a novidade da fabricante lançar um equipamento mais acessível, alargando o mercado a potenciais utilizadores que gostariam de ter um dobrável, mas que não conseguem pagar os mais de 1.500 euros por um modelo. Para já os rumores apontam para um Z Fold mais barato.

As primeiras imagens dos novos smartphones dobráveis já começaram a circular, ou pelo menos os renders daquele que poderá ser o design dos equipamentos. Uma oportunidade para ter um primeiro contato com o próximo modelo, considerando que as imagens correspondam mesmo ao design final. Os rumores apontam para um Unpacked dedicado em julho.

Nas imagens partilhadas pelo SmartPrix, do Galaxy Z Fold6, é possível ver um smartphone com um aspeto mais compacto, com arestas mais pontiagudas, semelhantes ao S24 Ultra, em vez de serem encurvadas como o modelo anterior. A publicação avança com umas dimensões 153,5 x 132,5 x 6,1 mm, o que quando não está aberto aparenta ser mais compacto.

Veja na galeria imagens dos renders do Galaxy Z Fold6:

É também referido que terá um ecrã interior com 7,6 polegadas e o externo frontal 6,2 polegadas. Ambos são AMOLED e com 120 Hz de taxa de refrescamento. Terá um pico de brilho de 2.600 nits e proteção da nova tecnologia Crning Gorilla Glass Armor.

A Samsung poderá optar por manter as mesmas entradas, incluindo três microfones e a grelha dos altifalantes no topo, e na parte inferior outro microfone, uma porta USB-C e outra grelha de altifalantes. O botão de energia tem o sensor biométrico de impressões digitais, assim como as teclas de volume na direita. À esquerda encontra-se a ranhura para a bandeja do cartão SIM.

O smartphone poderá ter um módulo triplo de câmara na traseira, semelhante ao anterior modelo (50 MP, 12 MP e 10 MP). No ecrã externo uma câmara selfie num punch-hole com 10 MP e ainda uma debaixo do ecrã com 4 MP.

É também referido que não há depósito para guardar a S Pen no equipamento. Poderá ter o mesmo processador Snapdragon 8 Gen 3 For Galaxy e 12/16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno UFS 4.0.

Em relação ao Galaxy Z Flip6, este poderá ter um ecrã interior de 6,7 polegadas e um externo de 3,4 polegadas, com taxa de refrescamento de 120 Hz. Espera-se um aumento da sua capacidade de bateria dos anteriores 3.700 mAh para 4.000 mAh, corrigindo a autonomia, diz o Smartprix. Em termos de hardware, não deverá ser muito diferente do Z Fold6, na composição de memórias e processador.