Antes do arranque do Mobile World Congress, que começa na próxima semana em Barcelona e decorre de 26 a 29 de fevereiro, a consultora GfK partilhou algumas tendências e números do mercado de telecomunicações, fazendo a perspetiva do que pode influenciar o ano de 2024.

Em 2023 o mercado global de smartphones registou um aumento da receita de apenas 0,1%, ganhando com a recuperação no segundo semestre, onde as receitas aumentaram 4,2% face ao ano anterior.

Segundo os dados, a Europa Central e Oriental foi a região que registou a receita mais alta (+3,9%), seguida da Europa Ocidental (2%). No Médio Oriente e África e na China também se sentiu uma melhoria da receita, com mais 1,1% e 0,3%, respetivamente.

"Apenas duas áreas do globo verificaram uma diminuição nas receitas, a Ásia Emergente (sem a China), com menos 5,9%, e a América Latina, com menos 3,7%.", indica a consultora.
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Mas há também mexidas nos preços. Os dados indicam que, a nível mundial, o preço médio dos smartphones voltou a aumentar ligeiramente, subindo mais 34 dólares e passando para 389 dólares. "Este aumento resulta da contínua procura por dispositivos premium e com melhores funcionalidades", refere a GfK, que diz que os modelos 5G representaram 81% da receita, mais 6 pontos percentuais face a 2022, sendo que as quotas de dispositivos com mais de 512GB de armazenamento e de carregamento rápido sem fios também subiram, em 9% e 5%, respetivamente.

Ao mesmo tempo, os ciclos de substituição são cada vez mais longos. De acordo com a gfknewron Consumer, pela primeira vez, em 2023, a maior parte dos novos compradores (35%) tinha smartphones com dois a três anos. Em 2022, estes compradores tinham dispositivos com um a dois anos.

O impulso da IA Generativa e da Realidade Aumentada/Virtual

Para recuperar da fase de estagnação, e depois do recorde de vendas verificado durante a pandemia de Covid-19, os especialistas da GfK identificam duas tendências que podem fazer despertar a indústria dos smartphones e dos jogos: a Inteligência Artificial Generativa e a Realidade Aumentada/Virtual.

O desenvolvimento da IA generativa é uma tendência que vai influenciar a escolha dos utilizadores, que estão dispostos a pagar mais por maior avanço tecnológico. Atualmente, a utilização dos smartphones está muito canalizada para aplicações de mensagens (72% dos utilizadores a nível mundial), como é o caso do WhatsApp ou do WeChat, ou para a fotografia (64%), e a IA será um diferenciador relevante.

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A GfK avisa porém que, se as novas funcionalidades não forem suficientemente avançadas, os consumidores preferem esperar por algo verdadeiramente novo antes de comprar o seu próximo dispositivo.

Já na área da Realidade Aumentada/Virtual, a perda de entusiasmo face ao Metaverso, refletiu-se na quebra de unidades vendidas em 2023, mas não em valor. As receitas aumentaram 15% e a consultora diz que isso se justifica pelo facto de os consumidores interessados terem investido em produtos mais avançados de Realidade Aumentada, Realidade Mista ou Realidade Virtual, com uma clara tendência para a valorização.

"Os óculos de Realidade Aumentada e Mista cresceram 30% e atingiram os 225 milhões de dólares em 2023, em comparação com apenas 4% de crescimento registado em 2022", refere a GfK, admitindo que há grande diversidade geográfica na adesão de consumidores. Enquanto a maioria dos óculos de Realidade Mista foi adquirida na Europa Ocidental (83% das receitas globais), grande parte dos óculos de Realidade Aumentada foram comprados na China (98%).

Os especialistas da GfK acreditam que, caso os óculos de Realidade Aumentada, Virtual ou Mista deixem de ser um produto de nicho, destinados a utilizações muito específicas, e passem a fazer parte do quotidiano da maioria da população, este pode ser mais um impulso no ritmo do mercado das telecomunicações.

A GfK não refere os Vision Pro da Apple mas estes têm sido apontados como um dos potenciais catalisadores da massificação da Realidade Mista e o interesse já se faz sentir nos mercados onde estão à venda.

Veja as imagens dos Vision Pro